Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Volkswagen Fusca é um dos modelos que valem mais de 15 mil reais | Divulgação/Sodré Santoro
Ter um carro de coleção no Brasil vai além de paixão por motores e design: é reviver capítulos marcantes da história automotiva e, ao mesmo tempo, explorar oportunidades de investimento.
Continua depois da publicidade
O mercado de clássicos tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Para muitos, adquirir um carro antigo não é apenas nostalgia: é também uma estratégia inteligente, comprando hoje por preços acessíveis e revendendo potencialmente valorizado no futuro.
O que transforma um veículo em clássico envolve design, relevância histórica, desempenho em competições e o vínculo afetivo que desperta nos colecionadores.
Segundo informações do site G1, a Gazeta selecionou 7 carros que se destacam no Mercado Livre, com preços verificados em setembro de 2025, reunindo história, charme e potencial de valorização.
Continua depois da publicidade
O Fusca é um clássico que atravessou décadas mantendo seu estilo simples, robusto e cativante. Com motor traseiro refrigerado a ar, tornou-se referência em praticidade e durabilidade.
É um modelo popular entre iniciantes e colecionadores, com exemplares em bom estado a partir de R$ 15 mil. As primeiras versões, como a de janela oval, podem ultrapassar R$ 100 mil, mostrando como o carisma e a história do Fusca continuam atraindo fãs.
Lançado em 1973, o Chevette trouxe motor dianteiro e tração traseira, oferecendo versatilidade e economia. Ao longo de sua produção, passou por diferentes estilos, do arredondado dos anos 70 ao visual quadrado dos anos 80.
Continua depois da publicidade
Hoje, modelos hatch, sedã, perua Marajó e picape Chevy 500 podem ser encontrados a partir de R$ 15,7 mil, com versões bem preservadas ganhando cada vez mais prestígio entre colecionadores.
Resultado de um projeto Renault adaptado pela Ford, o Corcel foi lançado em 1968 e se destacou como carro familiar confiável. A primeira geração trazia linhas suaves, enquanto o Corcel II, de 1977, introduziu traços mais modernos.
A versão Ghia, com acabamento mais refinado e câmbio automático, é especialmente valorizada, e hoje modelos bem conservados podem ser encontrados a partir de R$ 19.900.
Continua depois da publicidade
O Opala, lançado em 1968 e produzido até 1992, tornou-se símbolo de status e versatilidade.
Com versões que iam do básico 4 cilindros às luxuosas Diplomata e Comodoro, incluindo o esportivo SS, marcou presença em famílias, cinema e competições.
Modelos simples estão disponíveis a partir de R$ 30 mil, enquanto as versões SS bem preservadas podem ultrapassar R$ 200 mil.
O Gol GTS surgiu nos anos 80 como resposta da Volkswagen à popularidade dos esportivos nacionais, inspirado no Golf GTI europeu.
Continua depois da publicidade
Com motor 1.8, suspensão recalibrada e design esportivo, competia diretamente com o Ford Escort XR3.
Atualmente, veículos originais podem ser encontrados a partir de R$ 49,9 mil, chegando a mais de R$ 80 mil em modelos muito bem conservados.
O Puma GTS, produzido entre 1970 e 1980, combinava a mecânica da Volkswagen com uma carroceria de fibra de vidro e design esportivo exclusivo.
Continua depois da publicidade
Um verdadeiro conversível que simboliza a criatividade e a ousadia da indústria nacional, com preços médios em torno de R$ 69,9 mil.
Inspirado nos pony cars americanos, o Maverick chegou ao Brasil em 1973 com versões cupê e sedã. Seus motores iam do 4 cilindros 2.3 ao potente V8 302, presente nas versões GT.
Hoje, modelos mais acessíveis começam em R$ 80 mil, enquanto exemplares GT V8 bem preservados podem ultrapassar R$ 250 mil, consolidando-o como um dos clássicos mais desejados do País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade