A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 24 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

7 coisas que você nunca deve fazer em um carro automático

Erros comuns que podem destruir sua transmissão, e pesar no bolso

Pedro Morani

24/11/2025 às 08:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Saiba o que você não deve fazer com o seu carro automático

Saiba o que você não deve fazer com o seu carro automático | Freepik

Dirigir um carro automático parece fácil, mas alguns hábitos comuns podem causar danos sérios e caros à transmissão sem que você perceba.

Continua depois da publicidade

Nunca engate o "D" ou o "R" com o carro em movimento
Nunca engate o "D" ou o "R" com o carro em movimento
Não coloque o carro no "P" enquanto ele ainda está se movendo(Fotos: Freepik)
Não coloque o carro no "P" enquanto ele ainda está se movendo(Fotos: Freepik)

Da banguela ao mau uso do “P”, veja os deslizes mais perigosos e como evitar cada um deles para prolongar a vida útil do seu veículo.

1. Nunca engate o “D” ou o “R” com o carro em movimento

Mudar do Drive para a Ré, ou vice-versa, com o carro ainda andando é um dos erros mais prejudiciais para a transmissão automática.

A prática força componentes internos que não foram projetados para trocar de sentido enquanto o veículo está em deslocamento. O resultado pode ser um desgaste acelerado das peças e até o travamento da transmissão.

Continua depois da publicidade

Além disso, muita gente acredita que essa mudança rápida ajuda na manobra, mas o que realmente acontece é o contrário: você perde o controle do veículo e coloca toda a carga mecânica em sistemas delicados. 

2. Não coloque o carro no “P” enquanto ele ainda está se movendo

Engatar o “P” (Park) antes que o veículo esteja totalmente parado também é um risco enorme. Dentro da transmissão, o modo Park aciona um pequeno pino que trava o eixo ligado às rodas. Se o carro ainda estiver em movimento, esse pino pode quebrar instantaneamente.

O que deveria ser um simples hábito de segurança se torna uma ameaça ao conjunto mecânico, podendo gerar falhas graves e até impedir o carro de sair do lugar. 

Continua depois da publicidade

Evite também usar o “P” como freio de estacionamento. Primeiro pare, depois acione o freio de mão e só então coloque no Park. Essa sequência protege o mecanismo e prolonga sua vida útil.

3. Não engate o Neutro (N) no semáforo

Muitos motoristas acreditam que colocar o carro no neutro nos semáforos reduz desgaste ou economiza combustível, mas isso é mito. Em carros automáticos modernos, manter no “D” é mais seguro e mais eficiente.

Quando o carro está no “N”, você perde parte do controle imediato do veículo. Se precisar fazer uma manobra rápida, pode não ter tempo de engatar a posição correta.

Continua depois da publicidade

Além disso, a economia de combustível é praticamente inexistente, já que a central eletrônica ajusta o consumo automaticamente mesmo no “D”. Ou seja: no semáforo, deixe no Drive e mantenha o pé no freio, simples e correto.

4. Não coloque o carro na banguela em descidas

A prática de “descer na banguela”, comum em carros manuais, é ainda mais perigosa em automáticos. Em muitos veículos modernos, a redução de combustível acontece automaticamente quando o carro está descendo em “D”, diminuindo o gasto sem comprometer a segurança.

Além de retirar o controle do motorista, a banguela aumenta o risco de falhas em frenagens e limita a reação do carro em curvas e aclives. 

Continua depois da publicidade

5. Nunca acelere o carro quando ele estiver parado

A prática de acelerar o carro parado, especialmente antes de engatar uma marcha, causa um desgaste enorme nas cintas e embreagens internas da transmissão automática. Esses elementos dependem de fricção controlada para funcionar.

Quando você acelera parado e engata uma marcha logo em seguida, o tranco resultante força o sistema inteiro, encurtando a vida útil das peças. O ideal é sempre iniciar a movimentação suavemente, sem acelerações bruscas e sem “preparar” o carro com giros altos antes de sair.

6. Evite deixar o tanque com pouca gasolina

Rodar constantemente na reserva pode ser mais prejudicial do que parece, especialmente em carros automáticos. Impurezas no fundo do tanque podem ser puxadas pela bomba de combustível, causando falhas no motor e também impacto no desempenho da transmissão.

Continua depois da publicidade

A falta de combustível pode aquecer demais a bomba, gerar falhas no torque e até apagar o carro em movimento. Para proteger o sistema, tente manter o tanque sempre acima de 1/4. É simples e evita dor de cabeça.

7. Não deixe entrar água na transmissão

Se água entrar na transmissão automática, mesmo em pequenas quantidades, o prejuízo pode ser grande. Água e fluido de câmbio não se misturam, e a contaminação pode destruir componentes internos, enferrujar partes essenciais e obrigar a troca completa da transmissão.

Isso pode acontecer ao passar por enchentes, lavar o motor indevidamente ou após manutenção mal feita. Se suspeitar que entrou água, interrompa o uso imediatamente e leve o carro para revisão. Quanto mais rápido agir, menores as chances de dano permanente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados