A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 03 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

A chave do tamanho

Apresentado na Índia, o utilitário esportivo compacto Kiger pode ser a próxima atração da Renault no Brasil com seu estilo dinâmico e sofisticado

05/02/2021 às 18:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Renault Kiger pode ser a próxima atração da marca no Brasil

Renault Kiger pode ser a próxima atração da marca no Brasil | DIVULGAÇÃO

A aposta da Renault para embalar as vendas no Brasil vem da Índia. Trata-se do Kiger, apresentado no país asiático no início de 2021 e prometido para outras "praças" durante o ano - uma das cotadas é o Brasil, onde deverá produzido em São José dos Pinhais (PR). Com apenas 3,99 m de comprimento - acima dos 3,68 m do Kwid e abaixo dos 4,07 m do Sandero -, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,50 m de distância de entre-eixos, o Kiger adota a plataforma modular da Aliança Renault-Nissan-Mitubishi já usada no Triber (outro utilitário esportivo indiano) e tem como objetivo se impor pelo estilo dinâmico e sofisticado, além do espírito aventureiro, com altura em relação ao chão de 20,5 cm.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
Depois do Duster e do Kwid, Kiger é um SUV compacto e moderno

Em destaque está uma grade frontal com grafismo 3D e inserções cromadas, o conjunto óptico com leds e os piscas integrados nas luzes de circulação diurnas, enquanto a traseira é marcada pelas lanternas em leds com desenho inédito e assinatura em forma de duplo "C" e por um defletor. Seja qual for a cor da carroceria, o teto externo do Kiger é sempre preto. Os designers da Renault tentaram dar ao carro uma "alma esportiva". A linha inclinada do vidro traseiro integra um defletor que reforça a esportividade aerodinâmica.

Macaque in the trees
Kiger terá bagageiro de 405 litros, sem rebatimento do banco traseiro

Continua depois da publicidade

"O Renault Kiger é um SUV robusto, pronto para enfrentar a 'selva urbana', e capaz de encarar trechos não muito severos de off-road. O Kiger tem um visual de SUV-cupê, com cabine preparada para oferecer o compartilhamento e o convívio a bordo", afirma Laurens van deb Acker, diretor de Design do Grupo Renault da Índia. Com 1012 quilos -, o Kiger, que usa o "cockpit" do motorista no lado direito do carro porque a Índia utiliza a chamada "Mão Inglesa", devido à colonização britânica, tem duas opções de motores 1.0 a gasolina de três cilindros, ambas associadas de série a um câmbio manual de 5 velocidades. A mais poderosa, com turbocompressor, já é conhecida na Europa, tem cem cavalos de potência e 17 kgfm de torque e pode ter como opcional a transmissão X-Tronic de variação contínua e com 5 marchas simuladas. Na versão de entrada, o Kiger indiano tem um propulsor aspirado com 72 cavalos e 9,8 kgfm, com opção da transmissão Easy-R.

Macaque in the trees
O Kiger adota a plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitubishi

Apesar de suas dimensões "comportadas", o Kiger promete oferecer uma habitabilidade de referência para o segmento, com um bom bagageiro para 405 litros de capacidade, sem o rebatimento do banco traseiro. Fazem parte dos itens de série o sistema de infoentretenimento "touchscreen" com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz, Bluetooth para cinco dispositivos, tomada USB e leitor de MP4. A configuração "top" conta com seletor de modos de condução Multi-Sens, o qual altera, ainda, a decoração do painel de instrumentos digital de 7 polegadas em função da opção selecionada ("Normal", "Eco" e "Sport"). "Depois do Duster, do Kwid e do Triber, eis o Kiger, um SUV compacto e moderno, perfeitamente alinhado à necessidade do segmento. O Kiger combina tudo o que de melhor a Renault tem para oferecer: a experiência na concepção de automóveis inovadores, a criatividade e o conhecimento do que o cliente busca", comemora Fabrice Cambolive, diretor de Vendas da Renault em Portugal, um mercado que já está garantido no radar do novo modelo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados