A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

A Ford finalmente se despede de um de seus carros mais queridos após quase 30 anos no mercado

O amado carro global que marcou gerações de motoristas e entusiastas chega ao fim

Jenny Perossi

21/11/2025 às 03:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O carro foi o queridinho da Ford por muito tempo

O carro foi o queridinho da Ford por muito tempo | Imagem: Pexels

Finalmente aconteceu. A Ford encerrou a produção de um de seus carros mais queridos, o Focus. A "Blue Oval" deu adeus a este icônico modelo após uma jornada de quase três décadas no mercado, conforme noticiado inicialmente pelos próprios funcionários da empresa na sexta-feira passada.

Continua depois da publicidade

RS era sua versão de alta performance. Imagem: Ford Motor Company/Wikimedia Commons
RS era sua versão de alta performance. Imagem: Ford Motor Company/Wikimedia Commons

A notícia foi posteriormente confirmada pela fabricante à Motor1, revelando que o último exemplar a sair da linha de montagem foi um hatchback branco de cinco portas.

O fim do Focus não foi uma surpresa total, já que a Ford vinha sinalizando essa transição há algum tempo. A marca já havia retirado o Focus do mercado americano em 2018, e logo depois anunciou que a eletrificação acabaria por descontinuar o modelo também na Europa, um objetivo que estava previsto para ser alcançado neste ano.

Uma história de ambição global

Quando a Ford lançou o Focus em 1998, as aspirações para o carro eram enormes. Ele fazia parte da iniciativa Ford 2000 da empresa, sendo desenvolvido especificamente para se tornar um modelo global. Este esforço visava unificar as linhas de produtos europeias e norte-americanas sob uma estratégia única e consolidada.

Continua depois da publicidade

A primeira geração do Focus foi, de fato, concebida para ser um "carro global" e um grande vendedor de volume.

A estratégia funcionou, e o Focus se consolidou como um enorme sucesso de vendas ao longo de seus 27 anos de produção. Durante esse período, A Ford conseguiu comercializar impressionantes mais de 12 milhões de unidades do veículo em todo o mundo.

Mesmo sendo um carro compacto econômico, o Focus também cativou os entusiastas, provando seu valor em diferentes nichos.

Continua depois da publicidade

O apelo inegável da performance

Embora o Focus tenha sido inicialmente projetado como um modelo compacto e econômico, ele rapidamente desenvolveu um forte apelo para quem buscava desempenho. A Ford não resistiu à tentação de modificar o Focus para aplicações de alta performance, resultando em versões aclamadas como o venerável modelo RS. 

A linhagem esportiva começou com o ST, que surgiu em 2002 na forma do ST170. Ele trouxe melhorias importantes, incluindo uma suspensão mais rígida, um estilo revisado e freios maiores.Mas foi seu irmão maior, o RS, que demonstrou a verdadeira capacidade da empresa no mundo dos ralis e da velocidade.

O Focus RS oferecia uma emoção de carro de rali para as estradas, sendo o ápice da performance. Ele era equipado com um motor turbo potente, sistema de tração integral (AWD) aderente, transmissão manual e aprimoramentos visuais elegantes.

Continua depois da publicidade

Era, sem dúvida, uma máquina feita para derrapagens controladas, especialmente na deliciosa edição limitada RS500. Sendo a opção de desempenho superior, o RS foi descontinuado em 2020. No entanto, a Ford manteve o ST em produção até setembro passado, quase até o fim, mantendo algum "focus" na performance do Focus.

O futuro da Ford e o golpe no mercado

O Focus provou ser extremamente valioso para a Ford, tanto como um carro para deslocamentos diários quanto como um veículo para motoristas entusiastas, principalmente por causa dos seus números de vendas. No entanto, o cenário mudou drasticamente.

Embora a Ford fosse a segunda maior montadora da Europa em 2015, ela caiu para o 12º lugar geral no ano passado, conforme dados da Autocar e da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Continua depois da publicidade

A decisão de eliminar carros de longa data, como o Fiesta e agora o Focus, causou um grande impacto negativo na participação de mercado da Ford. Desde então, a empresa preencheu o espaço deixado com crossovers como o Kuga e o Puma.

Esses modelos, apesar de estarem em alta no mercado, ainda não conseguiram compensar totalmente essa lacuna deixada pelos sedãs e hatches de sucesso.

A situação atual coloca a Ford em um dilema. Mesmo antes da descontinuação oficial do Focus, Bill Ford Jr. já havia admitido publicamente que a linha de carros da empresa "não é tão robusta quanto precisamos que seja".

Continua depois da publicidade

Existem alguns rumores de que o Focus poderá ser revivido futuramente, talvez não como um sedã ou hatchback tradicional, mas sim em outra forma, contudo, nada está confirmado neste momento. Sem um plano concreto para o que está por vir, só nos resta especular que a Ford ache seu foco novamente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados