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Especialista testou a autonomia real dos carros elétricos; veja quais saíram na frente

Associação Norueguesa de Automóveis rodou diversos veículos na reserva

Jenny Perossi

04/08/2025 às 09:14  atualizado em 05/08/2025 às 19:34

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O BYD Tang mandou bem e superou o WLTP

O BYD Tang mandou bem e superou o WLTP | Imagem: Divulgação BYD

Saber quanto tempo o carro dura com o tanque cheio, e quanto ele roda na reserva, é essencial para que o motorista possa planejar suas viagens. Com os carros elétricos não é diferente, e a Noruega testou qual modelo possui a maior autonomia.

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O BMW iX xDrive 60 ficou em terceiro lugar no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação BMW
O BMW iX xDrive 60 ficou em terceiro lugar no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação BMW
O Tesla Model 3 ficou em segundo lugar no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação TESLA
O Tesla Model 3 ficou em segundo lugar no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação TESLA
O Lucid Air foi o carro com maior autonomia no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação Lucid
O Lucid Air foi o carro com maior autonomia no teste de bateria baixa. Imagem: Divulgação Lucid
O BYD Tang mandou bem e superou o WLTP. Imagem: Divulgação BYD
O BYD Tang mandou bem e superou o WLTP. Imagem: Divulgação BYD
O Zeekr 7X ficou em segundo lugar no teste WLTP. Imagem: Divulgação Zeekr
O Zeekr 7X ficou em segundo lugar no teste WLTP. Imagem: Divulgação Zeekr
O Tesla Model Y foi o que mais superou o WLTP. Imagem: Divulgação Tesla
O Tesla Model Y foi o que mais superou o WLTP. Imagem: Divulgação Tesla

A Associação Norueguesa de Automóveis (NAF) realiza todo ano o El Prix, o maior teste de carros elétricos do mundo. O teste precisa ser feito sempre no verão, já que as temperaturas abaixo de zero do inverno noruegês prejudicam o funcionamento dos motores.

Veja agora quais foram os ganhadores do El Prix NAF do verão, e qual distância cada modelo elétrico percorreu:

Teste de bateria baixa

O primeiro teste comparou qual carro rodava mais em 20% da bateria, 10%, e em qual distância o carro parou de vez. Nesse teste, o grande vencedor foi o Lucid Air, modelo que só pode ser adquirido no Brasil por meio de importação

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O carro vencedor percorreu 641 km até chegar em 20%, 722 até chegar em 10% e 829 km no momento da pane seca.

Veja os 3 ganhadores desse teste:

  1. Lucid Air -- 641 -- 722 -- 829
  2. Tesla Model 3    -- 560 -- 625 -- 721
  3. BMW iX xDrive 60 -- 534 -- 592 -- 691

Teste WLTP

WLTP é a abreviação em inglês para “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves”, um teste muito utilizado para informar a autonomia dos carros na Europa. No Brasil, a sigla começa a aparecer para informar a autonomia dos carros elétricos.

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No teste comparativo WLTP, os carros chineses saíram na frente, junto com a Tesla novamente. O Tesla Model Y possui um WLTP de 586 quilômetros, mas rodou 652 no teste. Veja os três carros que melhor desempenharam:

  1. Tesla Modelo Y -- 586 -- 652
  2. Zeekr 7X -- 541 -- 593
  3. BYD Tang -- 530 -- 572

O que os resultados mostram:

Os testes mostraram que os carros elétricos possuem autonomia para suportar viagens longas sem precisar carregar, mas o motorista deve sempre tentar se programar para carregar as baterias acima dos 10%, e preferencialmente acima dos 20%.

Nesses valores, a autonomia se torna menos previsível pois a velocidade e o desempenho costumam ser reduzidos para preservar a reserva de energia. O El Prix de verão mostrou que a maioria dos carros elétricos podem suportar viagens longas sem gerar ansiedade de autonomia.

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