Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O BYD Tang mandou bem e superou o WLTP | Imagem: Divulgação BYD
Saber quanto tempo o carro dura com o tanque cheio, e quanto ele roda na reserva, é essencial para que o motorista possa planejar suas viagens. Com os carros elétricos não é diferente, e a Noruega testou qual modelo possui a maior autonomia.
Continua depois da publicidade
A Associação Norueguesa de Automóveis (NAF) realiza todo ano o El Prix, o maior teste de carros elétricos do mundo. O teste precisa ser feito sempre no verão, já que as temperaturas abaixo de zero do inverno noruegês prejudicam o funcionamento dos motores.
Veja agora quais foram os ganhadores do El Prix NAF do verão, e qual distância cada modelo elétrico percorreu:
O primeiro teste comparou qual carro rodava mais em 20% da bateria, 10%, e em qual distância o carro parou de vez. Nesse teste, o grande vencedor foi o Lucid Air, modelo que só pode ser adquirido no Brasil por meio de importação.
Continua depois da publicidade
O carro vencedor percorreu 641 km até chegar em 20%, 722 até chegar em 10% e 829 km no momento da pane seca.
Veja os 3 ganhadores desse teste:
WLTP é a abreviação em inglês para “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves”, um teste muito utilizado para informar a autonomia dos carros na Europa. No Brasil, a sigla começa a aparecer para informar a autonomia dos carros elétricos.
Continua depois da publicidade
No teste comparativo WLTP, os carros chineses saíram na frente, junto com a Tesla novamente. O Tesla Model Y possui um WLTP de 586 quilômetros, mas rodou 652 no teste. Veja os três carros que melhor desempenharam:
Os testes mostraram que os carros elétricos possuem autonomia para suportar viagens longas sem precisar carregar, mas o motorista deve sempre tentar se programar para carregar as baterias acima dos 10%, e preferencialmente acima dos 20%.
Nesses valores, a autonomia se torna menos previsível pois a velocidade e o desempenho costumam ser reduzidos para preservar a reserva de energia. O El Prix de verão mostrou que a maioria dos carros elétricos podem suportar viagens longas sem gerar ansiedade de autonomia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade