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Adeus, carros elétricos: gigante chinesa aposta em amônia como novo combustível

Uma marca do país asiático apresentou um modelo de moto com capacidade de 2 litros e que pode funcionar com amônia líquida

Pedro Morani

12/07/2025 às 17:35

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Uma empresa chinesa pode estar criando um novo modelo de motor, conheça

Uma empresa chinesa pode estar criando um novo modelo de motor, conheça | Freepik

O mundo está de olho em formas de reduzir a emissão de dióxido de carbono por veículos automotores. Uma das opções mais limpas que os combustíveis fósseis é amônia, principalmente para veículos pesados. 

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Despontando na corrida, a marca chinesa GAC desenvolveu um modelo de motor de 2L, tamanho ideal para veículos de passeio, de acordo com o portal de tecnologia Gizmochina. 

Será que os carros elétricos perderão espaço para essa novidade?
Será que os carros elétricos perderão espaço para essa novidade?
Os cientistas terão que convencer os empresários e os consumidores dos benefícios do motor movido com amônia
Os cientistas terão que convencer os empresários e os consumidores dos benefícios do motor movido com amônia
A amônia, antes de tudo, é um composto tóxico, o que torna o seu uso ainda mais desafiador (Fotos: Freepik)
A amônia, antes de tudo, é um composto tóxico, o que torna o seu uso ainda mais desafiador (Fotos: Freepik)

A peça tem uma performance de 161 cavalos e potência de 120 kW, emitindo apenas um décimo do que seria emitido por um equivalente abastecido com combustíveis fósseis
 

Uma trajetória de sucesso 

A estatal GAC, Guangzhou Automotive Group, já tem uma marca de carros elétricos, a Aion, que está em terceiro lugar em vendas na China, perdendo apenas para BYD e Tesla. 

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A amônia é um produto formado pelos elementos nitrogênio (N) e hidrogênio (H). Ela está presente em toda a natureza e também no cotidiano. Nas balas de alcaçuz, em alguns produtos de limpeza e no cheiro nada agradável do lixo. 

As adaptações necessárias para utilização da amônia 

Mesmo sendo tão comum, a amônia é um composto altamente tóxico. O equipamento foi pensado com uma arquitetura e esquema de segurança, algo que não é comum em carros de passeio. A GAC afirmou que seu motor é seguro. 

Se esse projeto tiver futuro, a GAC terá que convencer os consumidores a comprarem esses novos veículos, além dos investidores a pensarem em uma nova forma de produção. Além, é claro, de como eles irão produzir uma amônia “sustentável”. 

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