Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Espelhos retrovisores conexos são acessórios de fácil acesso que melhoram a dirigibilidade | Freepik
Acessórios automotivos podem ir muito além da estética. No caso de um deles, pode até salvar sua vida. Apesar de muitos deles serem caros, este, em especial, custa menos do que muitos pedágios no Brasil: os espelhos retrovisores convexos.
Continua depois da publicidade
Eles são pequenos, mas muito poderosos. Fáceis de ser encontrados para venda na internet ou em lojas comuns, esses espelhos de 5 centímetros aumentam muito o campo de visão do motorista.
A Gazeta testou um modelo vendido por um site de produtos importados e que custou apenas R$ 10. Os resultados você descobre a seguir.
O produto é simples. Se trata de um par de pequenos espelhos para serem colados sobre a área espelhada dos retrovisores externos do veículo.
Continua depois da publicidade
No modelo testado pela Gazeta, o acessório veio acompanhado de adesivos para fácil instalação. A embalagem recomenda uma limpeza prévia para garantir que a cola fique bem firme.
Após instalados, os retrovisores podem ser adaptados para a posição que o motorista desejar, pois eles também possuem uma haste traseira.
Ou seja, além da customização do retrovisor principal, o condutor também consegue adaptar os espelhos extras. Essa flexibilidade é ótima, especialmente para quem tem dificuldades para encontrar a posição certa de dirigir.
Continua depois da publicidade
A reportagem testou o acessório por duas semanas. Na análise, o acessório se mostrou uma agradável surpresa no trânsito caótico de São Paulo. Útil não só durante a condução na cidade, mas também na hora de estacionar.
A visão das áreas laterais do carro é a grande beneficiada. Fica muito mais fácil enxergar motocicletas se aproximando do veículo - um problema sério para quem já levou sustos com o veículo de duas rodas surgindo de repente ao lado do carro.
O famoso ponto cego, aquela área que não enxergamos porque a lataria do próprio carro esconde, é outro transtorno que o acessório ajuda a amenizar.
Continua depois da publicidade
Em resumo, os espelhinhos funcionam como “olhos extras” para enxergar itens que os retrovisores comuns não abrangem. Vale a pena o investimento.
O ponto fraco fica por conta do tamanho e da projeção distorcida das imagens. Com apenas alguns centímetros, fica difícil para os espelhos proporcionarem uma visão confortável. O motorista terá de apertar os olhos e forçar a vista em muitos momentos.
Com relação à precisão das imagens, há um ponto fraco. Os objetos são projetados com posição mais distante do que de fato estão. Assim, uma moto que está próxima à traseira do carro pode parecer estar pelo menos um metro mais longe.
Continua depois da publicidade
Se trata de uma distorção da realidade que pode ser compensada com uma conferida no retrovisor nativo.
Por fim, pode ser um pouco difícil de se acostumar a olhar para os espelhinhos.
A intuição faz com que o motorista olhe primeiro para o retrovisor comum. Nada que uma ou duas semanas não resolvam.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade