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Audi A6 sedã | Divulgação
Com realce no casamento do design com a aerodinâmica, o novo Audi A6 sedã está chegando ao mercado europeu, com preço inicial de 55.500 euros (o que daria pela simples conversão R$ 362,4 mil).
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Produzido em Neckarsulm, na Alemanha, o novo sedã junta algumas “máximas” em sua concepção: “Quanto menor o arrasto, maior a eficiência”, ou “quanto melhor a aeroacústica, maior o conforto ao dirigir”.
Com coeficiente aerodinâmico bem baixo, de 0,23 cx, o novo A6 representa o melhor custo-benefício para um modelo de produção com motor a combustão na história da Audi.
Os avanços alcançados no A6 vieram por meio de uma atenção meticulosa aos detalhes e pela estreita parceria entre designers e especialistas em aerodinâmica.
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“A qualidade aerodinâmica de um veículo é determinada principalmente por sua forma básica. Graças à carroceria mais baixa e, portanto, mais aerodinâmica, e pelo teto alongado, os sedãs têm uma clara vantagem nesse aspecto. O nosso trabalho foi unir forma e função”, explica Sebastian Weiper, diretor de aerodinâmica.
A chegada do novo sedã ao Brasil ainda não tem previsão, mas dentro dos cronogramas praticados pela Audi, pode ocorrer ainda em 2025.
Alguns pontos do novo A6 em função da aerodinâmica podem ser percebidos na dianteira, caracterizada pela ampla grade Singleframe com posição baixa, que se estende até a borda inferior do para-choque, enquanto o spoiler dianteiro no para-choque reduz a elevação do eixo, garantindo melhor fluxo de ar ao redor da parte inferior da carroceria.
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A parte de trás alongada do A6 sedã é particularmente progressiva, com os anéis da Audi elevados para criar uma faixa mais “limpa”, com a traseira do carro se curvando ligeiramente para cima na extremidade. De acordo com Weiper, esses detalhes são cruciais para a aerodinâmica do veículo.
Em combinação com o difusor amplo, a área de esteira – ou a turbulência do fluxo de ar na traseira e atrás dela – é reduzida e mantida dentro de uma faixa ideal para a aerodinâmica.
Assim, há um equilíbrio entre a sustentação no eixo traseiro e o arrasto, melhorando a dinâmica de condução.
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Conforme as engenharias da Audi, o desenvolvimento simultâneo da aerodinâmica e da aeroacústica trazem um efeito positivo no conforto ao dirigir.
O isolamento acústico do novo A6 sedã foi aprimorado em até 30% em comparação à versão anterior. Janelas e portas mais bem vedadas resultam em acústica mais agradável no interior, com a gama opcional de vidros acústicos incluindo os das portas traseiras.
O uso de uma vedação na tampa do porta-malas também reduz o ruído do vento, colocando-se “nesse jogo” todos os pneus das rodas de 19 polegadas equipados com amortecedores de ruído.
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Foram colocados anéis de espuma na parte interna dos pneus que reduzem as vibrações do ar, com as buchas de suporte do motor e da transmissão, recentemente desenvolvidas, proporcionando uma condução mais suave e silenciosa.
O novo A6 sedã tem três tipos de motorização, com a diesel e a mais potente equipadas com sistema híbrido leve (MHEV) de 48 volts.
A opção inicial, e que deve ser a trazida para o mercado brasileiro, tem propulsor de 2,0 litros TFSI (turbo) com 150 kW (204 cavalos) de potência e 34,7 kgfm de torque, com tração dianteira.
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A TDI (turbodiesel) tem os mesmos 204 cavalos mas 40,8 kgfm, com a tração integral “Quattro”. Já a terceira é a mais feroz, com motor 3.0 V6 turboalimentado com 270 kW (367 cavalos) e 56,07 kgfm, também com a tração “Quattro”. Nas três opções, a transmissão é automática S tronic de 7 marchas e dupla embreagem.
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