Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Q3 terá versão híbrida, faróis micro-LED e novas tecnologias no Paraná | Divulgação
A Audi do Brasil confirma que a terceira geração do Q3 será produzida em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, a partir do próximo ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com comunicado da marca alemã, o anúncio reforça a confiança no Brasil e o compromisso em oferecer produtos em sintonia com as tendências do mercado global.
A fábrica paranaense está em um período de reforma para instalação de novos equipamentos e adaptação da infraestrutura para receber a nova versão do utilitário esportivo.
Como um SUV compacto de luxo, o Q3 foi apresentado no salão de Xangai de 2012. Na gama da Audi, o modelo surgiu acima do Q2 e abaixo do Q5, tendo como principais concorrentes o BMW X1 e o Mercedes-Benz GLA.
Continua depois da publicidade
“Estamos muito animados em anunciar a nova fase de nossa fábrica no Brasil. A partir de 2026, reforçaremos nossa confiança no país e nosso compromisso em oferecer nossas mais recentes inovações aos consumidores”, afirmou Philippe Siffert, diretor-executivo e financeiro da Audi do Brasil.
A fábrica de São José dos Pinhais produzirá os novos Q3 e Q3 Sportback. A história da Audi no Brasil se iniciou em 1999 com a primeira geração do A3, fabricada até 2006, quando as atividades na unidade paranaense foram interrompidas.
Em 2012, o governo brasileiro criou o Inovar-Auto, programa de subsídios para fomentar a inovação tecnológica e fortalecer a cadeia produtiva nacional. Com isso, a representação brasileira da marca das quatro argolas decidiu retomar a fabricação de veículos no país, se concretizando em 2015 com o A3 sedã.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, colocou também o Q3 na linha de montagem do Paraná. Para a Audi, a unidade de São José dos Pinhais desempenha papel estratégico para a fabricante alemã na América do Sul.
Ela tem sido responsável por introduzir novas tecnologias no mercado automotivo brasileiro, como a tração integral “Quattro” e a transmissão tiptronic de 8 velocidades em um veículo com motor transversal, sendo ambas produzidas pela primeira vez no Brasil.
“A fabricação do novo Q3 no Brasil demonstra a confiança da marca no mercado brasileiro. Em breve, serão reveladas todas as tecnologias que serão implantadas na nova versão do modelo”, explicou Rogério Varga, diretor de Assuntos Governamentais e Jurídico da Audi do Brasil.
Continua depois da publicidade
Se a Audi promete que os novos Q3 seguirão as tendências implantadas no modelo europeu, o SUV permitirá uma experiência de usuário de primeira classe, com maior conforto e segurança para o motorista e outros usuários da estrada graças aos sistemas de assistência.
A digitalização da iluminação terá personalização e funções adaptativas de alta resolução com a nova tecnologia micro-led nos faróis digitais Matrix Led.
Outro recurso do novo Q3 é o motor de combustão parcialmente eletrificado e um modelo híbrido plug-in com autonomia elétrica de até 119 quilômetros. Porém, em um primeiro momento, a eletrificação não deve ser adotada nas versões brasileiras do Q3.
Continua depois da publicidade
Na terceira geração do Q3, que será lançada na Europa no próximo mês, a opção de entrada da família tem 1.5 TFSI turbo a gasolina de quatro cilindros com tecnologia híbrida leve e câmbio S tronic de 7 marchas, com 110 kW (150 cavalos) de potência.
Acima, há o 2.0 TFSI com 150 kW (204 cv) e 32,5 kgfm de torque com tração “Quattro” e o mais potente dos motores a combustão da linha com 195 (265 cv) de potência e 40,7 kgfm, também a partir do 2.0 TFSI, além das opção a diesel com 110 kW (150 cv) e 36,4 kgfm.
Atualmente, tanto na configuração SUV quanto na Sportback, o Q3 produzido em São José dos Pinhais é equipado com o motor 2.0 TFSI turbo com injeção direta, tração “Quattro” e câmbio automatizado S tronic de 7 velocidades.
Continua depois da publicidade
A Audi anuncia a chegada da nova geração do A5 ao Brasil, disponível nas concessionárias do país. Maior e totalmente renovado, o modelo substitui o A4 e o A5 Sportback, chegando em versão única Performance S Edition Quattro, com preço de R$ 379.990 e três anos de garantia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade