A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 31 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Audi causa polêmica ao substituir A4 pelo A5 de R$ 379 mil no Brasil

Novo A5 desembarca no mercado brasileiro apenas na carroceria sedã

João Buffon

30/08/2025 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Audi A5

Audi A5 | João Buffon/AutoMotrix

A Audi anuncia a chegada do novo A5 ao Brasil, já estando disponível nas concessionárias nacionais. Maior e totalmente renovada, a terceira geração do A5 substitui o A4 e o A5 Sportback, estreando em versão única Performance S Edition Quattro, com preço de R$ 379.990 e três anos de garantia.

Continua depois da publicidade

São oito opções de cores disponíveis: Branco Arkona (sólida), Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas) e Cinza Daytona (perolizada). Internamente, o modelo tem acabamento na tonalidade preta.

O novo A5 desembarca no mercado brasileiro apenas na carroceria sedã. Apesar da mudança de nome, trata-se, na prática, da nova geração do A4, construída agora sobre a plataforma modular PPC.

A alteração faz parte de um confuso reposicionamento estratégico da marca alemã, revisto pouco depois do lançamento do A5.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, a Audi havia definido que os números pares nos nomes seriam reservados aos 100% elétricos, enquanto os ímpares identificariam modelos a combustão ou híbridos.

No entanto, pouco depois da chegada do A5 como substituto do A4, a marca voltou ao padrão anterior, no qual a presença do sobrenome “e-Tron” indica quando o carro é elétrico.

O A5 é equipado com a quinta geração do motor 2.0 turbo EA888 a gasolina do grupo Volkswagen, conhecida como “Evo5”. O A5 é o primeiro carro do conglomerado alemão a contar com esse propulsor no Brasil, mas chegará a outros modelos futuramente.

Continua depois da publicidade

O motor conta com turbina de geometria variável, novo sistema de coletor de ar, aumento da taxa de compressão e injeção de combustível, buscando ser mais eficiente e econômico.

São quatro cilindros em linha, 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de 7 marchas e a tração integral é a conhecida “Quattro”, com tecnologia “Ultra”, que distribui até 50% da tração para o eixo traseiro.

A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).

Continua depois da publicidade

Experiência a bordo

Tecnológico e seguro

O novo Audi A5 não lembra em nada seu antecessor. Tem como destaque a central multimídia de 14,5 polegadas com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay e painel digital de 11,9 polegadas, ambos com displays OLED.

De acordo com a Audi, para manter o preço e brigar com o BMW 320i produzido no Brasil, o novo A5 não traz a terceira tela para o passageiro da frente oferecida na Europa. Ainda assim, o acabamento agrada bastante.

Há materiais de toque emborrachado nas portas e no painel e revestimento em couro nos bancos e em parte das portas.

Continua depois da publicidade

Dentre os itens de série, há iluminação ambiente, bancos e volante esportivo em couro, “paddles shifters” para troca de marchas sequenciais, carregador sem fio, sistema de som com dez alto-falantes e 180 watts, airbags dianteiros, laterais, para cabeça dianteiros e central na frente, alerta de saída da faixa e assistentes de desvio, de conversão na frente e de estacionamento.

Há ainda assistentes de frenagem de emergência e de tráfego transversal dianteiro, ACC, detector de atenção e sonolência do motorista, luzes de circulação diurna com função Coming Home e Leaving Home automática, sistema de estacionamento plus, faróis full-led com assistente de luz alta e lanternas de leds com indicador dinâmico de setas.

O conforto e a conveniência têm itens como apoio lombar de quatro vias com ajustes elétricos, ar-condicionado automático de três zonas, Audi Drive Select, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e função memória para o do motorista, pacote de luz ambiente, sistema start-stop, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico e teto panorâmico de vidro com transparência selecionável.

Continua depois da publicidade

Impressões ao dirigir

Respostas instantâneas

O A5 é um carro muito equilibrado. Apesar de não ter uma proposta genuinamente esportiva, o sedã é bem divertido na estrada. Ao acelerar, o carro responde de forma imediata. A direção com assistência progressiva é leve em manobras e mais firme em velocidades mais elevadas.

Já a suspensão, apesar de baixa, filtra bem os impactos e as imperfeições da pista, tornando a experiência a bordo confortável. O desempenho agrada e a ergonomia, também. Todos os principais comandos estão próximos do motorista, que conta com boa posição de dirigir.

Os bancos são confortáveis, com ajustes elétricos para o do motorista e do passageiro dianteiro. O espaço traseiro é bom para até dois adultos, tanto no espaço para a cabeça quanto para as pernas, mas um eventual terceiro ocupante pode acabar se incomodando com o elevado túnel central.

Continua depois da publicidade

Maior em comparação ao A4, o novo A5 cresceu 6,7 centímetros em comprimento (4,82 metros), 7,7 centímetros em largura (2,09 metros) e ficou 1,8 centímetro mais baixo (1,41 metro). O entre-eixos tem agora 2,89 metros, 7,2 centímetros a mais, enquanto o porta-malas pode carregar 417 litros.

O design externo do novo A5 traz linhas modernas, que remetem aos lançamentos mais recentes da montadora alemã, como o SUV elétrico Q6 e-Tron. Na parte frontal, os faróis têm formato afilado e a grade é mais larga e mais alta do que no A5 anterior. O para-choque traz entradas de ar maiores, com destaque para os apliques nas extremidades da peça.

O A5 conta com suspensão esportiva S e kit S line externo, que agrega itens de acabamento em preto brilhante, ponteiras de escapamento cromadas escuras e retrovisores elétricos, aquecíveis, rebatíveis e anti-ofuscantes automáticos com recurso de memória e projeção de logotipo nos dois lados.

Continua depois da publicidade

Na lateral, o A5 vendido no Brasil traz rodas Audi Sport de 20 polegadas com design de cinco raios e acabamento em cinza fosco. As maçanetas são embutidas na carroceria e o caimento do teto é menos acentuado em relação à versão Sportback.

Mesmo se tratando de um sedã, a tampa do porta-malas abre junto com o vidro de trás, como em um “fastback”.

A traseira traz lanternas integradas e inteligentes, com tecnologia OLED e formato fino e horizontal. Ainda há oito opções de assinatura visual e de avisos de emergência para determinadas situações.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados