Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Novo Q5 é notável por ser o primeiro SUV da fabricante no Brasil e o segundo veículo a ser construído sobre a plataforma premium | Divulgação
A Audi do Brasil formaliza o início do período de pré-venda da nova geração do utilitário esportivo Q5 em suas duas configurações de carroceria: SUV e Sportback.
Continua depois da publicidade
A terceira geração do modelo incorpora a identidade visual global mais recente da marca das quatro argolas.
O novo Q5 é notável por ser o primeiro SUV da fabricante no Brasil e o segundo veículo a ser construído sobre a plataforma premium para veículos a combustão (PPC), um avanço para otimizar o desempenho dinâmico e a eficiência energética.
A disponibilidade da nova geração nas concessionárias brasileiras está programada se iniciar em outubro, na versão Advanced Quattro.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, um lote exclusivo e limitado será oferecido em condição de pré-venda, estabelecendo o preço para a carroceria SUV em R$ 399.990, enquanto a configuração Sportback foi definida a R$ 429.990.
A paleta de cores oferecida para o Q5 e o SQ5 compreende as opções Branco Arkona (sólida), as metálicas Preto Mito, Branco Geleira, Azul Navarra, Azul Ultra, Bege Ouro Sakhir, Verde Distrito e Vermelho Granadina e a perolizada Cinza Daytona.
Internamente, o revestimento dos bancos, do console central e dos painéis de portas poderá ser configurado nas cores branca ou vermelha, sendo esta uma opção inédita no Brasil.
Continua depois da publicidade
O lançamento do novo Q5 e, posteriormente, do SQ5, é um elemento central na estratégia de renovação completa do portfólio da Audi do Brasil, iniciada este ano. Conforme a marca alemã, o Q5 tem sido historicamente um dos utilitários médios de luxo de maior relevância e desejo no mercado.
A estética da nova geração alinha-se integralmente à nova linguagem de design da marca. A arquitetura visual, que já havia sido introduzida nos modelos Q6 e-Tron, A5 e A6 e-Tron, apresenta no Q5 uma evolução marcada pela suavização dos vincos retilíneos, cedendo lugar a linhas mais fluídas e atemporais.
O habitáculo adota o conceito de “palco digital”. O refinamento do design interno é alcançado pela utilização de revestimentos nobres e texturas suaves ao toque, projetados para proporcionar uma experiência de luxo minimalista e detalhista.
Continua depois da publicidade
A cabine é concebida sob um princípio de ergonomia alinhada à tecnologia, com a distribuição de elementos centrada em dois displays de alta resolução, o panorâmico MMI-touch de 14,5 polegadas do sistema de navegação e o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit, de 11,9 polegadas.
O conforto a bordo vem nos bancos com apoios laterais reforçados, nos ajustes elétricos para o do motorista e do passageiro da frente, no suporte lombar com ajustes elétricos em quatro vias e no apoio de braço central com inclinação ajustável. A experiência de condução pode ser personalizada por meio dos diferentes modos oferecidos pelo sistema Audi Drive Select.
O Q5 é equipado com o motor 2.0 TFSI (turbo) EA 888 da nova geração evo5. As principais melhorias de desempenho estão na potência máxima, que subiu de 265 para 272 cavalos entregue de 5 mil a 6.500 rpm, com 40,7 kgfm de torque disponível de 1.600 a 4.500 rpm.
Continua depois da publicidade
O gerenciamento da força motriz é feito pela transmissão S Tronic de 7 velocidades aliada ao sistema de tração “Quattro” com tecnologia ultra, que distribui o torque aos eixos por meio de uma embreagem multidisco com desacoplador integrado, permitindo distribuição de torque que pode variar de 100% para o eixo dianteiro até 50% para o traseiro.
Já o SQ5 e o SQ5 Sportback representam o ápice da performance da nova ofensiva, encerrando a série de 13 lançamentos programados para este ano e marcando o retorno da versão esportiva ao Brasil. O SQ5 é o terceiro veículo da Audi no país a adotar a plataforma PPC, seguindo o Q5 e o A5.
Previsto para novembro deste ano, ele chegará inicialmente em quantidade limitada, com preços especiais de R$ 624.990 para o SQ5 SUV e R$ 639.990 para o SQ5 Sportback.
Continua depois da publicidade
O conjunto mecânico do novo SQ5 é composto pelo motor 3.0 V6 TFSI, capaz de gerar até 367 cavalos de potência de 5.500 e 6.300 rpm e 56 kgfm de torque de 1.700 e 4 mil rpm, associado à transmissão Stronic de 7 marchas e ao sistema de tração integral “Quattro” com tecnologia ultra.
Com isso, o carro acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e pode atingir a máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade