Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Novo modelo aposta em um visual agressivo e em um desempenho superior ao da D400 | Divulgação
A Bajaj continua firme na expansão de sua operação no Brasil. Após conquistar espaço com a Dominar 400, a marca indiana lançou a Dominar NS400Z.
Continua depois da publicidade
Produzida em Manaus, no Amazonas, a moto em estilo naked chega às concessionárias este mês, com preço sugerido de R$ 26.900 e frete gratuito.
O novo modelo aposta em um visual agressivo e em um desempenho superior ao da D400. O custo-benefício é um dos destaques da Dominar NS400Z no segmento de motos esportivas médias.
A nova NS400Z é o sexto modelo da Bajaj no Brasil, enquanto a tourer Dominar 400 já acumula mais de 18.300 unidades vendidas desde o lançamento, no final de 2022.
Continua depois da publicidade
A NS400Z busca atrair um público mais jovial e fã de motos mais esportivas. Visualmente, aposta em linhas angulosas e carenagens robustas, com inspiração direta em modelos esportivos urbanos.
Sob o tanque de 12 litros, a nova Dominar NS400Z utiliza o mesmo motor da Dominar 400. Trata-se de um propulsor monocilíndrico de 373 cilindradas, duplo comando (DOHC), quatro tempos e refrigeração líquida.
Ele entrega 40 cavalos de potência a 8.500 rpm e 3,57 kgfm de torque a 7 mil rpm, mas ganhou uma nova programação para trabalhar em rotações mais baixas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Bajaj, isso se traduz em respostas mais rápidas e lineares. O câmbio de 6 marchas é auxiliado por embreagem assistida e deslizante, recurso que proporciona trocas mais suaves e evita o travamento da roda traseira em reduções mais intensas.
Uma vantagem da NS400Z em relação à Dominar 400 é o peso de 174 quilos em ordem de marcha, exatos 18 quilos mais leve. Como ambas são equipadas com o mesmo motor, a redução melhora o comportamento em curvas e nas retomadas, tornando a moto mais ágil no uso diário.
O conjunto ciclístico mantém o quadro perimetral, a suspensão dianteira invertida de 43 milímetros e o monoamortecedor com Nitrox na traseira. As rodas de liga leve são de aro 17, com pneus sem câmara (110/70 na frente e 140/70 na traseira). Os freios a disco com ABS de duplo canal completam o pacote.
Continua depois da publicidade
Com altura de assento de 807 milímetros, a ergonomia foi pensada para atender a pilotos de diferentes estaturas, mantendo uma posição ligeiramente inclinada à frente.
A Bajaj equipou a NS400Z com controle de tração, quatro modos de pilotagem (“Sport”, “Road”, “Rain” e “Off-Road”) e painel digital com conectividade Bluetooth. Há ainda iluminação full-led, DRL, entrada USB e bateria VRLA de 12V 8Ah.
A nova naked da marca indiana chega em quatro opções de cores, Glossy Racing Red, Brooklyn Black, Pewter Grey e Pearl Metallic White, todas com grafismos exclusivos.
Continua depois da publicidade
O modelo mira diretamente motociclistas que buscam um primeiro contato com motos acima de 300 cilindradas, mas não querem investir em opções mais caras de marcas japonesas.
Produzida localmente em Manaus, a moto marca a expansão da Bajaj no mercado brasileiro, que se tornou o terceiro maior para a marca fora da Índia em volume de vendas em menos de três anos da chegada da montadora por meio de subsidiária própria, em dezembro de 2022. Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas 35.871 motocicletas da marca.
Em junho de 2024, a marca indiana iniciou as operações de sua fábrica em Manaus, a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia.
Continua depois da publicidade
Recentemente, o local recebeu um aporte adicional para expandir a capacidade de produção de 20 mil para 48 mil motocicletas por ano em regime CKD, com kits desmontados, fazendo os processos de preparação de kits, montagem de motor e da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, a Bajaj comercializa seis modelos no mercado brasileiro: a Pulsar N150, a Dominar NS160, a Dominar NS200, a Dominar 250, a Dominar 400 e a Dominar NS400Z, todas montadas na nova fábrica.
No ano passado, a marca triplicou sua rede de concessionárias e seguirá em ritmo de expansão em 2025. Atualmente, são 54 endereços, localizados nas cinco regiões do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade