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Salão do Automóvel reflete crescimento das marcas asiáticas no mercado brasileiro

Montadoras da Ásia são maioria no evento que ocorre até domingo no Anhembi, em São Paulo

Thacio Mello

27/11/2025 às 16:30

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BYD lidera movimento de tomada do mercado brasileiro por montadoras asiaticas

BYD lidera movimento de tomada do mercado brasileiro por montadoras asiaticas | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo

O Salão do Automóvel retornou em 2025 após sete anos sem edições. Neste período, o mercado brasileiro mudou e isso está bem refletido entre os stands da exposição que ocorre até domingo (30/11), no Distrito Anhembi, em São Paulo. As montadoras chinesas, que já ocupam 10% da produção nacional, são maioria e estapam marcas como BYD, GWM e GAC.

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A Gazeta esteve no evento na terça-feira (25/11), e pôde registrar que das 21 fabricantes presentes no evento, 14 são asiáticas. Elas dividem espaços com marcas tradicionais como Fiat e Renault. Já montadoras históricas como Volkswagen, Ford e Chevrolet não se fizeram presentes nesta edição de retorno.

BYD domina o Salão do Automóvel e consolida sua força no Brasil, após superar Honda, Toyota e Renault nos emplacamentos de outubro | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
BYD domina o Salão do Automóvel e consolida sua força no Brasil, após superar Honda, Toyota e Renault nos emplacamentos de outubro | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Crescimento acelerado: BYD injeta R$ 5,5 bilhões no país e dobra a meta de produção da fábrica de Camaçari para 600 mil veículos por ano | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Crescimento acelerado: BYD injeta R$ 5,5 bilhões no país e dobra a meta de produção da fábrica de Camaçari para 600 mil veículos por ano | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Com fábrica gigante na Bahia e liderança entre as asiáticas no mercado interno, a BYD puxa a expansão da frota eletrificada no estado de São Paulo | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Com fábrica gigante na Bahia e liderança entre as asiáticas no mercado interno, a BYD puxa a expansão da frota eletrificada no estado de São Paulo | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
GAC marca presença entre as mais vendidas de outubro e fecha o mês na 21ª posição, reforçando o avanço das asiáticas no Brasil | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
GAC marca presença entre as mais vendidas de outubro e fecha o mês na 21ª posição, reforçando o avanço das asiáticas no Brasil | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Apesar de recém-chegada, a GAC já compõe o grupo de fabricantes que dominam o Salão do Automóvel, onde 14 das 21 marcas presentes são asiáticas | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Apesar de recém-chegada, a GAC já compõe o grupo de fabricantes que dominam o Salão do Automóvel, onde 14 das 21 marcas presentes são asiáticas | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Em um mercado cada vez mais tomado por montadoras do Oriente, a GAC se firma como nome crescente entre os modelos eletrificados | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Em um mercado cada vez mais tomado por montadoras do Oriente, a GAC se firma como nome crescente entre os modelos eletrificados | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
GWM assume a 12ª posição em vendas e deixa para trás marcas tradicionais como Citroën, Peugeot, BMW e Ford | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
GWM assume a 12ª posição em vendas e deixa para trás marcas tradicionais como Citroën, Peugeot, BMW e Ford | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
No Salão do Automóvel, a GWM integra o bloco de asiáticas que se tornam protagonistas enquanto gigantes como Volkswagen e Ford ficam ausentes | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
No Salão do Automóvel, a GWM integra o bloco de asiáticas que se tornam protagonistas enquanto gigantes como Volkswagen e Ford ficam ausentes | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Com desempenho sólido e presença marcante no setor de eletrificados, a GWM reforça o avanço chinês no mercado brasileiro | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
Com desempenho sólido e presença marcante no setor de eletrificados, a GWM reforça o avanço chinês no mercado brasileiro | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo

O mercado brasileiro, assim como o Salão do Automóvel, vem sendo tomado por modelos das marcas vindas do continente asiático, principalmente a BYD. Desde agosto, ela já lidera as vendas de híbridos e elétricos. No acumulado do mês de outubro, a montadora superou Honda, Toyota e Renault no número de veículos emplacados.

Segundo os dados de mercado da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a montadora ocupa o sétimo lugar entre as marcas que mais emplacaram carros em outubro.

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Além da BYD, a GWM ocupa a 12ª posição, à frente de Citroën, Peugeot, BMW e Ford. Já a GAC está em 21º lugar, fechando a lista dos mais emplacados no mês.

Investimento no mercado interno

Além do ganho de popularidade entre o público consumidor, a BYD trouxe uma série de investimentos ao país, como a compra da fábrica de Camaçari (BA). A empresa injetou R$ 5,5 bilhões até agora.

O complexo fabril da BYD em Camaçari tem uma capacidade de produção planejada em duas fases principais, sendo que a meta final foi dobrada recentemente pelo CEO global da empresa, Wang Chuanfu.

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Veja o plano de expansão:

Etapa Capacidade Anual (Veículos) Status e Observação
Fase Inicial 150.000 veículos/ano Capacidade de implantação da primeira linha de produção.
Meta Intermediária 300.000 veículos/ano Capacidade que seria atingida após uma segunda etapa de expansão.
Meta Final Anunciada 600.000 veículos/ano Nova meta anunciada pelo CEO global da BYD, Wang Chuanfu, durante a inauguração do complexo, indicando uma intenção de dobrar a capacidade final planejada.

Expansão da frota eletrificada

A frota de veículos com opção de carregamento elétrico no Estado de São Paulo cresceu cerca de 1.278% em seis anos. O número, que era de 4.307 em 2019, chegou a 59.354 ao fim de setembro deste ano.

Vale frisar que os veículos parcialmente elétricos ou híbridos podem ser do tipo flex, permitindo o uso de gasolina ou etanol. Esse crescimento também pode ser notado entre os modelos expostos no Salão do Automóvel, com várias marcas apostando no segmento.

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Na frota de veículos zero quilômetro, os elétricos passaram de uma fatia de 0,44% em 2019 para 7,42% atualmente, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

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