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BYD lidera movimento de tomada do mercado brasileiro por montadoras asiaticas | Yuri Villaça/Gazeta S.Paulo
O Salão do Automóvel retornou em 2025 após sete anos sem edições. Neste período, o mercado brasileiro mudou e isso está bem refletido entre os stands da exposição que ocorre até domingo (30/11), no Distrito Anhembi, em São Paulo. As montadoras chinesas, que já ocupam 10% da produção nacional, são maioria e estapam marcas como BYD, GWM e GAC.
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A Gazeta esteve no evento na terça-feira (25/11), e pôde registrar que das 21 fabricantes presentes no evento, 14 são asiáticas. Elas dividem espaços com marcas tradicionais como Fiat e Renault. Já montadoras históricas como Volkswagen, Ford e Chevrolet não se fizeram presentes nesta edição de retorno.
O mercado brasileiro, assim como o Salão do Automóvel, vem sendo tomado por modelos das marcas vindas do continente asiático, principalmente a BYD. Desde agosto, ela já lidera as vendas de híbridos e elétricos. No acumulado do mês de outubro, a montadora superou Honda, Toyota e Renault no número de veículos emplacados.
Segundo os dados de mercado da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a montadora ocupa o sétimo lugar entre as marcas que mais emplacaram carros em outubro.
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Além da BYD, a GWM ocupa a 12ª posição, à frente de Citroën, Peugeot, BMW e Ford. Já a GAC está em 21º lugar, fechando a lista dos mais emplacados no mês.
Além do ganho de popularidade entre o público consumidor, a BYD trouxe uma série de investimentos ao país, como a compra da fábrica de Camaçari (BA). A empresa injetou R$ 5,5 bilhões até agora.
O complexo fabril da BYD em Camaçari tem uma capacidade de produção planejada em duas fases principais, sendo que a meta final foi dobrada recentemente pelo CEO global da empresa, Wang Chuanfu.
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Veja o plano de expansão:
| Etapa | Capacidade Anual (Veículos) | Status e Observação |
| Fase Inicial | 150.000 veículos/ano | Capacidade de implantação da primeira linha de produção. |
| Meta Intermediária | 300.000 veículos/ano | Capacidade que seria atingida após uma segunda etapa de expansão. |
| Meta Final Anunciada | 600.000 veículos/ano | Nova meta anunciada pelo CEO global da BYD, Wang Chuanfu, durante a inauguração do complexo, indicando uma intenção de dobrar a capacidade final planejada. |
A frota de veículos com opção de carregamento elétrico no Estado de São Paulo cresceu cerca de 1.278% em seis anos. O número, que era de 4.307 em 2019, chegou a 59.354 ao fim de setembro deste ano.
Vale frisar que os veículos parcialmente elétricos ou híbridos podem ser do tipo flex, permitindo o uso de gasolina ou etanol. Esse crescimento também pode ser notado entre os modelos expostos no Salão do Automóvel, com várias marcas apostando no segmento.
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Na frota de veículos zero quilômetro, os elétricos passaram de uma fatia de 0,44% em 2019 para 7,42% atualmente, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
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