Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lançamento em outubro terá presença do fundador Wang Chuanfu | Divulgação
A chinesa BYD segue em franca expansão no mercado brasileiro, inclusive com planos concretos de elevar o nível de seus produtos no país e a percepção por parte do consumidor. A submarca Denza, divisão premium da BYD, fará sua estreia no Brasil em outubro.
Continua depois da publicidade
Para preparar o terreno, a Denza já fez a primeira aparição em solo brasileiro, durante o “Vogue Celebra”, um dos eventos de comemoração aos 50 anos da revista no país.
O escolhido para apresentar a marca ao público brasileiro foi o modelo Z9 GT, misto de cupê com perua e motorização 100% elétrica, com potência máxima próxima de mil cavalos.
“Denza e Vogue têm em comum a vocação de estabelecer novas tendências em suas áreas de atuação, sem falar da incrível conexão entre o lema da nossa marca – ‘A tecnologia impulsiona a elegância’ –, que traduz o espírito premium focado em tecnologia que conversa com a alma de criatividade e sofisticação da revista”, explicou Werner Schaal, diretor Comercial da Denza Brasil.
Continua depois da publicidade
A aparição da Denza no jantar da Vogue é apenas uma das ações que a fabricante pretende fazer até o lançamento oficial da marca no Brasil, previsto para o próximo mês, com presença de Wang Chuanfu, fundador e CEO global da BYD.
Embora ainda seja desconhecida da maioria dos brasileiros, a Denza não é nenhuma novata. Ela surgiu em 2010 por meio de uma parceria com a Mercedes-Benz, resultando em alguns produtos dedicados ao mercado chinês.
Em 2021, a Mercedes-Benz reduziu sua participação na joint-venture para apenas 10%, até abrir mão por completo do negócio no ano passado, quando a Denza passou a ser inteiramente da BYD.
Continua depois da publicidade
A Denza também confirmou a chegada do modelo B5 e anunciou que terá rede própria de concessionárias para comercialização de produtos e atendimento aos clientes.
O Z9 foi lançado em 2024. Em outros países, é oferecido em carrocerias sedã e perua, ambas com motorização híbrida plug-in ou inteiramente elétrica.
A configuração exibida no Brasil é a GT, nomenclatura designada para a carroceria com pegada “shooting brake”, equipada com o conjunto elétrico mais poderoso disponível.
Continua depois da publicidade
Ele é constituído por três motores, um no eixo dianteiro e dois no traseiro, que resultam em até 965 cavalos de potência e 117,2 kgfm de torque, tudo alimentado por uma bateria de 100 kWh. Com isso, acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e pode atingir 240 km/h, com limitador eletrônico.
De acordo com o ciclo chinês CLTC, o Z9 GT tem autonomia de 630 quilômetros, lembrando que o Inmetro costuma aferir o alcance com 30% a menos.
Com 5,23 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,50 metro de altura e 3,12 metros de entre-eixos, pesando pouco mais de 2.700 quilos, o Z9 GT é um veículo consideravelmente grande mas que tem seu porte disfarçado graças ao estilo de perua encurtada, seguindo os moldes do conterrâneo Zeekr 001, um de seus principais concorrentes.
Continua depois da publicidade
O Z9 GT 100% elétrico se diferencia visualmente do híbrido apenas pelo para-choque frontal, de design mais agressivo, compartilhando as demais partes como híbrido tanto por dentro quanto por fora.
O nível de tecnologia embarcada varia entre as três configurações em outros países: Pro, Max e Ultra, sendo a última a mais cotada para vir ao Brasil.
A lista de equipamentos de série inclui recursos como suspensão a ar adaptativa, “head-up display”, bancos com massagem até para os ocupantes traseiros, sistema de som premium com 26 alto-falantes, portas com abertura e fechamento elétrico e recursos ADAS completos.
Continua depois da publicidade
O elétrico de luxo oferece ainda características inusitadas, como o modo “caranguejo”, em que é capaz de andar lateralmente em ângulos de até 15 graus, além de as rodas traseiras poderem esterçar em até 20 graus para funções variadas, como estacionar em vagas apertadas.
Para isso, basta posicionar a dianteira do carro e, por meio de um gesto na central multimídia, controlar a traseira de forma independente para encaixá-la na vaga.
A Denza revelará todos os detalhes sobre o Z9 GT a ser comercializado no Brasil no lançamento oficial, na primeira quinzena de outubro.
Continua depois da publicidade
O outro modelo anunciado, o B5, é um SUV de grande porte e estilo rústico lançado originalmente como Bao 5 pela Fangchengbao, outra submarca premium da BYD.
Construído sobre chassi por longarinas, o B5 mede 4,89 metros de comprimento, 1,97 metro de largura, 1,92 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos, com 2.890 quilos.
Diferente do Z9 GT que será vendido por aqui, o B5 estará disponível unicamente com motorização híbrida plug-in, combinando propulsor 1.5 turbo de quatro cilindros a uma arquitetura elétrica cuja potência combinada chega a 687 cavalos, utilizando um motor elétrico em cada eixo, ambos alimentados por bateria Blade de 31,8 kWh.
Continua depois da publicidade
Com todo esse poderio, o B5 pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, com até 1.200 quilômetros de autonomia total combinada.
Por ser um veículo voltado ao off-road, traz suspensão hidráulica ativa que pode elevar o vão livre em relação ao solo para 31 centímetros, acrescentando três diferenciais blocantes eletronicamente e ângulos de entrada e de saída superiores a 30 graus.
Na parte tecnológica, três telas são dedicadas ao controle do carro e ao entretenimento dos ocupantes, que têm largas poltronas com ajustes elétricos na dianteira, teto solar panorâmico, “head-up display” e todas as benesses disponíveis em modelos de alto padrão.
Continua depois da publicidade
O B5 já roda em testes pelas ruas brasileiras há alguns meses e deverá chegar junto com o Z9 GT. Assim como a perua, o SUV não será comercializado nas lojas da BYD e sim em rede própria da Denza. Espera-se por valores na faixa dos R$ 500 mil.
A BYD consolidou sua liderança no mercado de veículos eletrificados, com 5.649 unidades emplacadas, correspondendo a 74,3% de participação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade