Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Carro-conceito é a porta de entrada para uma nova era na Mercedes | Divulgação/Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz apresentou durante a Shanghai Fashion Week, na terça-feira (14/10), o Vision Iconic, modelo futurístico que une luxo e tecnologia, inspirado no funcionamento do cérebro humano.
Continua depois da publicidade
O carro-conceito é a porta de entrada para uma nova era na Mercedes, com a apresentação de uma nova grade frontal da marca.
Com sua ampla moldura cromada, estrutura em treliça metálica com vidro fumê e iluminação integrada no contorno, a grade icônica funde herança e modernidade digital.
O design frontal único é enriquecido por faróis alongados e modernos que incorporam a mais recente tecnologia de iluminação.
Continua depois da publicidade
Além disso, a pintura na cor preto profundo, com acabamento de alto brilho, enfatiza o design escultural da carroceria do show car.
No interior do carro, o luxo continua. Com a condução automatizada, o veículo oferece um conforto estilo lounge e uma experiência de luxo que combina elementos analógicos e digitais.
O interior do automóvel apresenta uma composição com artesanato e materiais exclusivos inspirados no movimento artístico Art Déco.
Continua depois da publicidade
Ao abrir a porta, o painel de instrumentos ganha vida com uma animação cinematográfica, inteiramente analógica, inspirada em cronógrafos de alta qualidade. No centro, um dos quatro relógios tem a forma do logotipo da marca, atuando como um companheiro de IA.
Atrás da estrutura flutuante de vidro chamada “Zeppelin”, uma superfície decorativa se desdobra em uma aplicação com aparência de madrepérola lustrosa, oferecendo profundidade visual e excelência artesanal.
Os trabalhos em madeira decorativa de madrepérola também estão presentes nos painéis das portas, envolvendo as maçanetas de latão polidas em tons prateado-dourados, que se estendem para um padrão radiante de estrelas que emoldura o banco traseiro.
Continua depois da publicidade
Motorista e passageiro podem compartilhar, em estilo lounge, o espaçoso banco dianteiro estofado em veludo azul profundo, promovendo uma sensação de relaxamento em combinação com a experiência luxuosa.
À frente do motorista, o volante de quatro raios reforça um caráter esportivo e sofisticado, enquanto o logotipo da Mercedes-Benz flutua em uma esfera de vidro, sustentada pelos raios como uma joia. O piso do veículo é revestido com uma elaborada marchetaria de palha.
Entre as principais inovações do modelo, a Mercedes-Benz está desenvolvendo módulos solares inovadores que podem ser aplicados de forma contínua à carroceria de veículos elétricos, em uma pasta ultrafina.
Continua depois da publicidade
Assim que instalada em toda a área do Vision Iconic, é possível captar energia solar extra. Por exemplo, uma área de 11 metros quadrados (equivalente à de um SUV médio) poderia gerar energia suficiente para alimentar um veículo por até 12.000 quilômetros por ano, em condições ideais.
Além disso, a gigante alemã está desenvolvendo um sistema computacional eficiente para adequar cada vez mais funcionalidades.
Este sistema, nomeado “computação neuromórfica”, simula o funcionamento do cérebro humano por meio de redes neurais artificiais, tornando os cálculos de inteligência artificial mais rápidos e eficientes quanto ao gasto de energia.
Continua depois da publicidade
Segundo a Mercedes-Benz, a computação neuromórfica tem o potencial de reduzir em 90% o consumo energético necessário para o processamento de dados na condução autônoma, em comparação com os sistemas usados hoje.
O Vision Iconic já vem equipado com avançadas funções de condução urbana em Nível 2, que facilitam a direção em tráfego complexo. O próximo passo é a condução altamente automatizada em Nível 4.
Nessa modalidade, ao entrar na rodovia e ativar o sistema, o motorista pode relaxar, transformando o automóvel em um lounge luxuoso.
Continua depois da publicidade
Ao chegar, o veículo cuida do estacionamento de forma totalmente automática, usando sua avançada rede de sensores, sem necessidade de infraestrutura especial.
Para quem prefere dirigir, a tecnologia “steer-by-wire” (direção por cabos eletrônicos) da marca oferece uma experiência de direção segura e confortável, no qual a interação com a direção do eixo traseiro facilita a dirigibilidade, manobras e estacionamento.
Ela reduz o esforço do motorista e elimina a necessidade de reposicionar as mãos no volante, transmitindo os comandos eletricamente, sem conexão mecânica.
Continua depois da publicidade
Além disso, essa tecnologia permite maior liberdade no design interno e, com sistemas avançados de condução automatizada, possibilita ao condutor assumir uma posição mais relaxada no banco dianteiro luxuosamente estofado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade