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Brasileiro cria carro que faz 1 mil km com 30 litros de etanol

Modelo aposta em motor elétrico com extensor a etanol e pode se tornar o pioneiro da mobilidade verde no Brasil

Raphael Miras

15/09/2025 às 16:42  atualizado em 17/09/2025 às 13:10

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Se as promessas da Lecar se concretizarem, o 459 poderá se tornar uma alternativa atraente para o mercado brasileiro. 

Se as promessas da Lecar se concretizarem, o 459 poderá se tornar uma alternativa atraente para o mercado brasileiro.  | Divulgação/Lecar

Em um cenário automotivo cada vez mais voltado para a sustentabilidade, uma empresa nacional surge como um player ambicioso. A montadora brasileira Lecar apresenta seu projeto mais arrojado: o cupê híbrido flex Lecar 459. 

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Com a promessa de 1.000 km de autonomia sem precisar de recarga em tomadas, o veículo busca unir o desempenho da tração elétrica com a versatilidade do motor a combustão.

O Lecar 459 aposta na tecnologia de extensor de autonomia, também conhecida como range extender.
O Lecar 459 aposta na tecnologia de extensor de autonomia, também conhecida como range extender.
O motor a combustão, um 1.0 turbo flex da fabricante Horse, não traciona as rodas, mas funciona como um gerador de energia para a bateria. 
O motor a combustão, um 1.0 turbo flex da fabricante Horse, não traciona as rodas, mas funciona como um gerador de energia para a bateria. 
A tração do veículo é 100% elétrica, gerada por um motor de 165 cv. Fotos: Divulgação/Lecar
A tração do veículo é 100% elétrica, gerada por um motor de 165 cv. Fotos: Divulgação/Lecar

A Gazeta te mostra todos os detalhes deste automóvel econômico e pioneiro no mercado nacional. Confira a seguir:

Características do Lecar 459

O Lecar 459 aposta na tecnologia de extensor de autonomia, também conhecida como range extender. O motor a combustão, um 1.0 turbo flex da fabricante Horse, não traciona as rodas, mas funciona como um gerador de energia para a bateria. 

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A tração do veículo é 100% elétrica, gerada por um motor de 165 cv. Para muitos especialistas, essa é uma solução inteligente para superar a "ansiedade de autonomia" que ainda afasta muitos consumidores da tecnologia elétrica pura.

Do sonho ao mercado

A jornada da Lecar tem sido marcada por expectativa, mas também por polêmicas. Fundada por Flávio Figueiredo, a empresa vem ganhando destaque com sua proposta de criar uma montadora 100% brasileira. 

Protótipos já foram flagrados em circulação pelas ruas, e a marca tem trabalhado para consolidar o projeto. Para Flávio, a iniciativa visa aproveitar as vantagens do etanol brasileiro para a mobilidade verde. 

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"Nascemos com a ambição de popularizar o uso do etanol no mundo com nossos carros híbridos flex e o etanol do Brasil como melhor opção da mobilidade verde global", afirmou o executivo em uma entrevista recente. 

A empresa planeja iniciar a produção ainda em 2025, com a pré-venda já iniciada.

Apoio governamental e competitividade

Apesar dos desafios, a Lecar se beneficia de um cenário favorável. O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), sancionado pelo governo federal, destina bilhões em incentivos para a produção de veículos menos poluentes no Brasil. 

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Esse apoio estimula o desenvolvimento de tecnologias como a utilizada no Lecar 459, tornando a produção nacional mais competitiva.

Se as promessas da Lecar se concretizarem, o 459 poderá se tornar uma alternativa atraente para o mercado brasileiro. 

Além do cupê, a empresa também planeja o lançamento de outros modelos com a mesma tecnologia híbrida flex, como a picape Campo, visando atender a diferentes segmentos do público.

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Próximos passos

Apesar do otimismo, ainda existem etapas importantes a serem cumpridas, incluindo a certificação e a produção em escala. 

No entanto, o surgimento de iniciativas como a da Lecar mostra a efervescência do setor automotivo nacional e a busca por soluções inovadoras e mais acessíveis. 

O mercado e os consumidores esperam ansiosamente para ver se o Lecar 459 vai realmente consolidar a inovação brasileira na rota da eletrificação veicular.

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