Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
General Motors confirmou que o SUV será produzido no Brasil ainda este ano | Divulgação
A Chevrolet acaba de oficializar a chegada do Spark EUV ao mercado brasileiro.
Continua depois da publicidade
Apresentado em julho deste ano como uma das cinco novidades da marca norte-americana para 2025, o SUV 100% elétrico desenvolvido com base no chinês Baojun Yep Plus estreia pelo preço promocional de R$ 159.990, válido durante o lançamento.
A General Motors confirmou também que o SUV será produzido no Brasil ainda este ano. O novo Spark EUV será o primeiro carro elétrico da Chevrolet montado no país, em parceria com a Comexport na antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE).
Inicialmente, o modelo será montado em kits SKD (semidesmontados), com a bateria importada e com poucos componentes brasileiros.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que o conteúdo seja nacionalizado até 2027. A capacidade de produção em Horizonte será de 6 mil a 8 mil unidades por ano, com investimento de R$ 7 bilhões. A novidade marca a estreia da Chevrolet no segmento de SUVs elétricos compactos mais acessíveis, para brigar com as chinesas BYD e GWM.
“Mais do que um novo modelo, o Spark EUV nasce com a missão de democratizar a eletrificação. Trata-se de um SUV elétrico inédito no segmento oferecido por uma marca consolidada, ampliando a confiança e a atratividade. Ele dialoga com aqueles que sempre quiseram ter um carro elétrico, mas ficavam distante devido aos preços”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.
Apesar de ter origem chinesa, o projeto do Spark EUV é global, tendo participação da engenharia sul-americana da General Motors. O trabalho envolveu mais de 150 mil quilômetros de validações em diferentes condições, do tráfego intenso da cidade de São Paulo às estradas áridas do Peru.
Continua depois da publicidade
O Spark EUV também será vendido em outros países com a marca Chevrolet. A versão Activ, única disponível no Brasil, tem apelo mais aventureiro e oferece apenas quatro lugares.
O Spark EUV é equipado com motor elétrico dianteiro de 101 cavalos de potência e 18,4 kgfm de torque. Segundo dados da Chevrolet, o consumo equivale a quase 50 km/l de gasolina, com autonomia de 258 quilômetros pelo ciclo do Inmetro.
A bateria de 42 kWh, do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato), pode ser carregada em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 50 kW, recuperando 50% da carga em cerca de 35 minutos.
Continua depois da publicidade
O Spark EUV vem com um carregador portátil para tomada residencial e tem garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros. Um diferencial do Spark é o sistema de “caixa-preta” da bateria, que registra o histórico de uso e de recargas, facilitando as revisões nas concessionárias.
Visualmente, o Spark EUV aposta em linhas retas e elementos robustos, em um conceito chamado pela Chevrolet de “SUV Boxy”. Tem quatro metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,72 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos, com faróis em full-leds, para-choques com apliques em plástico preto e rodas de 16 polegadas com pneus de perfil alto.
O ângulo de ataque é de 22 graus e o de saída, de 32 graus. A lista de cores inclui seis opções, com teto contrastante em quatro delas – Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário e Cinza Redentor –, além de Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. O acabamento interno pode ser em tonalidade clara ou escura de acordo com a cor externa.
Continua depois da publicidade
A cabine traz 28 porta-objetos distribuídos pelo habitáculo. O porta-malas tem 355 litros, chegando a 916 litros com os bancos traseiros rebatidos, trazendo ainda um compartimento adicional de 35 litros sob o capô.
O novo Spark EUV conta com o sistema Smart Welcome, que interage com o motorista. Ao se aproximar do carro com a chave presencial, o condutor é recebido com a iluminação de boas-vindas, acionada automaticamente, destravando as portas e abrindo os retrovisores, com o sistema ativando também as telas quando a porta do motorista é aberta.
Basta sentar e pressionar o pedal de freio para que a ignição seja acionada, sem precisar apertar nenhum botão. O processo inverso é ativado quando o motorista se afasta do veículo, sendo possível que cada etapa seja configurada pela central multimídia. O acabamento interno tem materiais macios ao toque e elementos que simulam aço escovado em parte do painel e nas portas.
Continua depois da publicidade
O quadro de instrumentos é digital e configurável de 8,8 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas suporta Android Auto e Apple CarPlay.
Outro recurso é o “Modo DJ”, que simula um disco de vinil na interface gráfica, dando acesso a rádios nacionais e do Exterior.
O Spark EUV Activ estreia no mercado brasileiro sem opcionais. Dentre os itens de série, estão seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, câmera de 360 graus, sensores de chuva e crepuscular, faróis automáticos e freio de estacionamento eletrônico.
Continua depois da publicidade
O banco do motorista tem ajustes elétricos e o volante, regulagem de altura.
Para quem quiser personalizar o Spark EUV, a Chevrolet oferece três opções de pacotes: o Rush, com estilo urbano, traz frisos, soleiras de porta, organizador de porta-malas e iluminação ambiente, o XR (Xtreme Racing), com pegada esportiva, adiciona aerofólio traseiro e detalhes exclusivos e o Trail Motion, com apelo off-road, acrescenta para-barro, saias laterais e apliques diferenciados.
Todos os pacotes são originais de fábrica e mantêm a garantia do veículo. Com a chegada do Spark EUV, a rede de concessionárias da Chevrolet passará a oferecer mais carregadores. Atualmente, 130 concessionárias estão habilitadas para atender aos veículos eletrificados e mais 138 pontos de recarga estão em processo de instalação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade