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								Estimativa até o fim do ano é de um salto de 31,5% em relação a 2024 | Eren Goldman/Unsplash
A frota de veículos com opção de carregamento elétrico no Estado de São Paulo cresceu cerca de 1.278% em seis anos. O número, que era de 4.307 em 2019, chegou a 59.354 ao fim de setembro deste ano.
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Vale frisar que os veículos parcialmente elétricos ou com a alternativa do álcool podem ser do tipo flex, que permitem o uso de gasolina.
Na frota de veículos 0 km, os elétricos passaram de uma fatia de 0,44% em 2019 para 7,42% atualmente, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Até o fim deste ano, a estimativa é de um salto de 31,5% em relação a 2024, passando de 58.709 para 77.220 unidades.
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Já a fatia de veículos 0 km puramente elétricos passou de 429 em 2019 para 16.643 até setembro, um aumento superior a 3.780% em seis anos.
Além da aquisição de veículos elétricos, a frota ativa de veículos que podem ser abastecidos com etanol cresceu. O etanol é um combustível não fóssil com baixa pegada de carbono.
Os veículos movidos a álcool, muitos do tipo flex, somam hoje 15,1 milhões no Estado, ante 14,7 milhões no ano anterior.
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A gasolina, em números gerais que incluem modelos flex, segue dominante, com 25,7 milhões de veículos ativos em setembro de 2025, 2% a mais do que os 25,2 milhões de 2024.
Da frota de 30 milhões de veículos ativos no Estado hoje, 85,7% podem rodar com gasolina no tanque.
No Brasil, a venda de veículos eletrificados registrou 25.297 unidades em agosto, representando um aumento de 0,63% em relação ao mês anterior.
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Desse total, 7.603 unidades foram de veículos 100% elétricos, com crescimento de 8,9%, enquanto 17.694 foram híbridos, apresentando queda de 2,5%.
A BYD consolidou sua liderança no mercado de veículos eletrificados, com 5.649 unidades emplacadas, correspondendo a 74,3% de participação.
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