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Apresentando um salto em engenharia e design no cenário do automobilismo, o Toyota Corolla Cross Stock Car chega para redefinir o que se espera de um carro de corrida. | Divulgação/Pit Stop Films
Construído sobre a avançada plataforma Audace SNG01, o Corolla Cross Stock Car exibe uma carroceria de ponta, produzida pela brasileira Magna Compósitos.
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Essa estrutura é um testemunho da engenharia moderna, combinando materiais leves e extremamente resistentes como fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar.
O resultado dessa composição é um carro que oferece não só a leveza e agilidade cruciais para o desempenho, mas também a robustez inegável para suportar o rigor das competições.
O visual do Corolla Cross Stock Car, embora remeta ao modelo de rua, incorpora elementos aerodinâmicos exclusivos.
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Detalhes como o extrator traseiro, a grande asa ajustável e as novas tomadas de ar para freios e motor, inclusive sobre o capô, são desenhados para maximizar a performance em alta velocidade.
Sob o capô, o SUV é impulsionado por um motor 2.1 turbo que gera aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium. A transmissão é um câmbio inglês de competição XTrac, sequencial e semiautomático, com seis marchas, garantindo trocas rápidas e precisas.
A tecnologia embarcada se estende à eletrônica do veículo. Os novos carros da Stock Car contam com o sistema Qualcomm Snapdragon 5G, que permite a sensorização de diversas funções do carro, fornecendo dados cruciais para as equipes.
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A suspensão é outro ponto de destaque, com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, além de um sistema independente nas quatro rodas com triângulos sobrepostos ("duplo A") e sistema pushrod.
O conjunto de freios também é de alta performance, com discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (ambos projetados especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, com seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
No cockpit, o piloto tem acesso a um monitor e painel com dezenas de novas funções, além de uma inovadora câmera interna de 360 graus, prometendo uma experiência imersiva para as transmissões.
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A trajetória da Toyota na Stock Car começou em 2020 com o Corolla sedã, e desde então, a marca acumulou um histórico impressionante de vitórias e pódios.
A chegada do Corolla Cross reforça esse compromisso com a excelência no automobilismo. Representantes da Toyota Gazoo Racing e da Vicar, promotora da Stock Car, expressaram entusiasmo com a entrada do novo carro. ~
Daniel Grespan, líder do projeto Toyota Gazoo Racing no Brasil, destacou a evolução tecnológica da categoria, enquanto Fernando Julianelli, CEO da Vicar, ressaltou o desafio de manter a alta competitividade da Stock Car, conhecida por ter grande parte do grid em tempos muito próximos.
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A plataforma SNG01, que significa "Stock New Generation 01", é fruto de uma colaboração entre a Audacetech (braço tecnológico do Grupo Veloci), ArcelorMittal, IPT e SENAI.
O desenvolvimento utilizou ferramentas avançadas de simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e o controle de processos de fabricação conta com softwares de inteligência artificial de última geração operados pela brasileira Tractian.
Com componentes de competição produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts e um volante da holandesa Grid Engineering, o Toyota Corolla Cross Stock Car é um testemunho da sinergia entre tecnologia de ponta e o talento de engenheiros e empresas especializadas.
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Ele não apenas adiciona um novo competidor ao grid, mas também impulsiona a Stock Car para um futuro onde a inovação e a alta performance são a tônica.
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