A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 29 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Coupé completa 30 anos no Brasil e detalhe surpreende fãs

Design ousado, freios a disco nas quatro rodas e motor 137 cv marcaram a chegada do modelo ao Brasil

Thacio Mello

29/10/2025 às 17:35  atualizado em 29/10/2025 às 17:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Carro de design assinado por Chris Bangle e interior Pininfarina marcou época entre os esportivos importados

Carro de design assinado por Chris Bangle e interior Pininfarina marcou época entre os esportivos importados | Divulgação/Fiat

Um dos modelos mais icônicos da Fiat, o Coupé, completou 30 anos desde sua chegada ao Brasil na última segunda-feira (27/10). 

Continua depois da publicidade

Lançado em 1993 na Europa, o Fiat Coupé desembarcou no País em 1995 e conquistou rapidamente os entusiastas por automóveis.

Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé se destacava por sua personalidade única  | Divulgação/Fiat
Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé se destacava por sua personalidade única | Divulgação/Fiat
Interior do carro tinha assinatura Pininfarina, já o exterior foi totalmente desenhado pelo design Chris Bangle, do Centro Stile Fiat | Divulgação/Fiat
Interior do carro tinha assinatura Pininfarina, já o exterior foi totalmente desenhado pelo design Chris Bangle, do Centro Stile Fiat | Divulgação/Fiat
Com design disruptivo e inovador, o Fiat Coupé carregava o espírito esportivo da década de 1990  | Divulgação/Fiat
Com design disruptivo e inovador, o Fiat Coupé carregava o espírito esportivo da década de 1990 | Divulgação/Fiat

A carroceria exibia linhas ousadas e detalhes originais, como o capô que avançava sobre parte do para-lamas, as maçanetas embutidas nas colunas centrais e as lanternas traseiras circulares duplas.

Além disso, tinha faróis icônicos posicionados atrás de lentes em formato de bolha, uma alternativa inteligente aos famosos faróis escamoteáveis da época.

Continua depois da publicidade

O interior, assinado pela Pininfarina, trazia como destaque uma faixa pintada na mesma cor da carroceria, atravessando o painel de lado a lado e reforçando a exclusividade e esportividade do modelo.

Projetado pelo designer Chris Bangle, o exterior foi desenvolvido no Centro Stile Fiat. Na época, Bangle chegou a trabalhar com Peter Fassbender, vice-presidente de Design para a América do Sul.

“O desenho do Chris Bangle foi escolhido porque era o mais ousado de todos os que surgiram naquele momento. Nosso sonho era fazer faróis que abriam e fechavam, mas era muito caro e difícil de fabricar. Para manter a linha fluida e garantir o fluxo de luz, o farol precisava sair. Mas o Chris não queria levantar todo o capô para isso. Então, ele deixou o capô mais baixo e o farol sobressaiu um pouco, dando um aspecto de bolha. Essa era uma característica dele: transformar detalhes em oportunidades”, comentou Peter Fassbender.

Continua depois da publicidade

Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé chegou ao Brasil equipado com o motor 2.0 16V aspirado, o mesmo do Tipo Sedicivalvole, entregando 137 cv de potência e 18,4 kgfm de torque.

O modelo tinha freios a disco nas quatro rodas e suspensão ajustada para uma condução esportiva. Até 1997, foram importadas e vendidas 1.124 unidades do Coupé no mercado brasileiro.

Outro modelo Fiat

Uma unidade do Fiat Topolino, sensação do verão europeu, desembarcou recentemente no Brasil. Seu design, uma homenagem aos clássicos Fiquent e 700, mescla nostalgia com modernidade em um pacote compacto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados