A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Fiat Strada na espera

Lançamento da nova geração da Fiat Strada depende da evolução da pandemia do coronavírus

18/04/2020 às 01:00  atualizado em 20/04/2020 às 10:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fiat Strada Volcano 2021

Fiat Strada Volcano 2021 | Divulgação

Antes mesmo de o coronavírus atingir de vez o Brasil, as fábricas da FCA de Betim (MG) e de Goiana (PE) já foram afetadas pela falta de peças vindas principalmente da China, onde começou toda essa pandemia. Apesar disso, o grupo ítalo-americano não mudou os planos de ser protagonista de um dos principais lançamentos no mercado automotivo brasileiro em 2020: a nova Strada, modelo que mantém a liderança do segmento de picapes compactas há duas décadas. Inicialmente prevista para a primeira semana de abril, a apresentação oficial foi reagendada para junho - isso se a evolução da pandemia permitir. Para aproveitar a expectativa gerada pelo lançamento adiado e como as fotos do modelo começaram a "vazar" na imprensa, a própria Fiat resolveu "escancarar" todos os detalhes da nova geração de sua picape compacta antes mesmo do lançamento. Agora, a picape larga de vez a frente do extinto Palio e incorpora a "cara" do Mobi e do Argo - com uma inequívoca inspiração na picape média Toro.

Continua depois da publicidade

Enquanto o Palio - carro de origem da Strada - foi se atualizando no estilo, sua versão picape manteve basicamente a frente do hatch compacto surgido em 1996, com poucas mudanças. Agora, a Strada incorpora a mais recente fase do legítimo "design italiano", consagrado e premiado com o hatch Argo, o sedã Cronos e a picape Toro. A nova geração da Strada será montada em Betim, como a anterior, e será a primeira picape compacta do mundo com uma configuração de quatro portas e cinco lugares. O visual se revela mais avançado em relação inclusive à "modernosa" Toro, embora herde bastante coisa dela - tanto que chamar a nova Strada e de "mini Toro" não seria nenhum exagero.

A segunda geração de fato da Strada vem com faróis em leds e quatro airbags de série na configuração com cabine dupla e o E-Locker - controle de tração avançado e de estabilidade e assistente de partida em rampa em todas as versões. São três as configurações, com rodas de 15 e 16 polegadas: a mais completa, a Volcano, traz motor 1.3 Firefly de 109 cavalos abastecido com etanol, cabine dupla e câmbio manual. A Freedom, intermediária, com o mesmo propulsor, terá opção de cabine simples e dupla. A de entrada, a Endurance, será equipada com o 1.4 Fire de 88 cavalos, cabines simples e dupla e câmbio manual de 5 velocidades. Uma versão do modelo antigo seguirá em oferta até 2021: a Working, apenas com cabine simples e propulsor 1.4.

Quanto à produção efetiva da nova picape, ainda é preciso esperar o desenrolar da crise gerada pela expansão desenfreada do Covid-19 em território nacional. Em Minas Gerais e Pernambuco, parte dos empregados se dedica à manutenção e fabricação de respiradores, confecção de máscaras de proteção facial e adequação de instalações em hospitais de campanha. Os interessados em mais detalhes sobre a nova Strada podem se cadastrar na página www.fiat.com.br/novastrada.html, podendo acompanhar novas informações sobre o lançamento e até se candidatarem aos primeiros exemplares da picape.

Continua depois da publicidade

A liderança absoluta da Fiat com a Strada por duas décadas no Brasil não veio por acaso. No decorrer de seus vinte e dois anos de trajetória, o modelo foi o responsável por diversas inovações no segmento que comprovaram sua versatilidade, qualidade e robustez. Em 2014, a pequena picape já tinha ultrapassado a marca de 1 milhão de unidades emplacadas. Até março deste ano, a Strada teve o significativo número de cerca de 1,4 milhão de unidades vendidas. Entre as muitas novidades que passaram pela linha estão a cabine estendida, em 1999 - um ano depois de sua estreia -, a versão Adventure, em 2002, o bloqueio eletrônico do diferencial Locker, em 2008, a cabine dupla, em 2009, e a terceira porta localizada na parte direita do carro, em 2013. No ano passado, a Strada completou duas décadas de liderança no segmento de picapes com 76.223 emplacamentos, ficando na sétima posição entre os carros e comerciais leves no país. Em 2020 - já aguardando a vinda da segunda geração -, a picape compacta da Fiat vendeu de janeiro a março 15.408 unidades, ocupando o oitavo lugar entre os veículos de quatro rodas mais vendidos do país.

Tempo de estrada

A nova picape tem 4,48 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,73 metros de distância de entre-eixos, com peso de 1.176 kg. Entre os atributos da nova Strada já divulgados estão os controles de tração e estabilidade, airbags laterais (além dos obrigatórios frontais) e manutenção da suspensão traseira com feixe de molas. A central multimídia Uconnect de 7 polegadas espelha o Android Auto e o Apple CarPlay e é integrada com a câmera de ré.

Continua depois da publicidade

A versão Endurance conta de fábrica com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção hidráulica, ar-condicionado, volante com ajuste de altura, preparação para som, computador de bordo, cinto de segurança com ajuste de altura, luz de uso diurno, porta-escada, caçamba com protetor, iluminação e tampa com alívio de peso e rodas de aço com pneus 195/65 R15.

A Freedom adiciona à Endurance direção elétrica, brake-light, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, chave com telecomando, alarme, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, sensor de pressão dos pneus, rádio, porta USB frontal, volante multifuncional, alça de segurança para passageiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, maçanetas e capas de espelhos externos na cor da carroceria e faróis de neblina.

A topo de linha Volcano, com motor Firefly 1.3 e cabine dupla, tem vidros elétricos na traseira, bancos com tecido em relevo e faixas de couro, multimídia de 7 polegadas, duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante de couro, jogo de tapetes, faróis de led, capota marítima, barras longitudinais no teto, santantônio e pneus 205/60 em rodas de liga leve de 16 polegadas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados