Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apesar dos juros elevados e aumento de importações, entidade mantém otimismo sobre produção e empregos na cadeia automotiva | Divulgação
Com a elevação dos juros, o “tarifaço” dos Estados Unidos e outras variáveis macroeconômicas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu rever as projeções para o fechamento de 2025, feitas no final do ano passado.
Continua depois da publicidade
A maior revisão foi nas exportações, que tinham expectativa de alta de 7,5%, mas agora têm projeção de elevação bem maior, de 38,4% sobre 2024, totalizando em torno de 550 mil unidades.
O motivo é a surpreendente recuperação do mercado argentino, que vem demandando grandes volumes de veículos feitos no Brasil. Para o mercado interno, a entidade esperava alta de 6,3% de 2025 sobre 2024.
A nova expectativa é de 2,76 milhões de emplacamentos em 2025, o que representaria um acréscimo de 5% sobre as vendas no ano anterior.
Continua depois da publicidade
“Apesar dos juros elevados e de um ingresso acima do razoável de produtos importados, precisamos continuar recuperando os volumes de produção, que geram ganhos e empregos a toda a extensa cadeia automotiva”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade