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Com versões híbridas em alta, SUV da Fiat estreia nova grade, teto solar e conectividade aprimorada | Marcus Starling/Studio Cerri
A linha 2026 do Fiat Fastback chega às concessionárias brasileiras com aprimoramentos no design e conforto e novas tecnologias. A alteração estética mais expressiva fica por conta da grade, que é totalmente nova. Outra novidade é teto solar panorâmico, opcional a partir da versão Impetus e de série na Abarth.
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As motorizações Turbo 200, a híbrida leve T200 Hybrid e a T270 foram mantidas. Sucesso desde que foi lançado no Brasil, em 2022, no final do ano passado, o SUV-cupê foi responsável, juntamente com o Pulse, por levar a tecnologia híbrida leve flex à marca Fiat.
Atualmente, as duas variantes Hybrid – a Audace e a Impetus – correspondem a mais da metade das vendas do Fastback. E as mudanças da linha 2026, apesar de discretas, visam dar maior percepção de sofisticação ao modelo.
O design, que sempre foi um dos pontos fortes do Fastback, foi sutilmente ajustado. O compacto preserva a aparência apresentada no seu lançamento, em setembro de 2022, com estilo italiano e linhas fluidas e esportivas.
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A frente mantém o aspecto robusto, mas a grade foi redesenhada e ganhou linhas mais retas e elementos verticais. Já as entradas de ar dianteiras receberam novo acabamento em preto brilhante. A personalidade esportiva continua ressaltada pela ampla traseira com queda acentuada, arrematada por lanternas longilíneas. Um destaque do Fastback é o porta-malas de 600 litros.
Na linha 2026, as cores disponíveis são Preto Vulcano, Branco Banchisa, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para as versões híbridas).
A linha do SUV-cupê da Fiat parte da opção Turbo 200, que usa o motor T200 – um tricilíndrico turbo flex de 999 cm3 adotado em vários modelos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën. Ele entrega 125 cavalos com gasolina e 130 cavalos com etanol, com torque de 20,4 kgfm com qualquer combustível.
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Nas versões híbridas leves Audace e Impetus, é adicionado um motor-gerador elétrico, de 12V e 3 kW, que substitui o alternador e o motor de arranque – potência e torque ficam mantidos. As opções mais fortes ficam cima das duas variantes híbridas.
A Limited Editon, com o motor 1.3 turbo flex denominado como T270, entrega potência de 176 cavalos e torque de 27,5 kgfm, com gasolina ou etanol. Já na Abarth, que usa o mesmo motor, o torque repete os 27,5 kgfm, porém, a potência vai a 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol.
Disponível nas configuraões Impetus T200 Hybrid e Limited Edition T270, o pacote Sunroof adiciona teto panorâmico, farol de neblina em leds e iluminação no para-sol. O novo para-choque traseiro, opcional na Impetus, é item de série na Limited Edition.
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O Fastback oferece, a partir da variante Audace, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e comutação dos faróis, assim como o carregador por indução, o painel full-digital e o sistema multimídia com até 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Os quatro airbags – dois frontais e dois laterais – foram mantidos em toda a linha 2026.
Os preços do Fastback 2026 partem de R$ 119.990 na Turbo 200, que vem com transmissão automática, freio eletrônico, cluster de 3,5 polegadas, multimídia de 8,4 polegadas, ar-condicionado digital, auto hold, sensor de estacionamento, farol em leds, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 17 polegadas e bancos em tecido.
Saltam para R$ 159.990 na Audace T200 Hybrid que, além do sistema híbrido leve, acrescenta keyless, carregador por indução, assistente de manutenção e faixa, multimídia 10,1 polegadas, detecção de chuva, retrovisor fotocrômico, farol alto automático, partida remota, câmera de ré, retrovisores externos em black piano, roda de liga leve 17 polegadas diamantada, painel de portas dianteiro em tecido e volante em couro.
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Chegam a R$ 167.990 na Impetus T200 Hybrid, que agrega cluster de 7 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, luz no retrovisor externo, retrovisor com rebatimento, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto bicolor, bancos e painéis de portas dianteiros em couro. E vão a R$ 171.990 na Limited Edition, com motor T270, que vem com câmbio automático de 6 marchas e molduras inferiores na cor da carroceria.
Acima de todas as outras configurações está a Abarth, que parte de R$ 177.990 e recebe calibração esportiva no motor T270. Além das ornamentações específicas, a versão agrega serviços conectados, monitoramento de ponto cego, teto panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas de 18 polegadas exclusivas, ponteiras esportivas nos escapamentos, spoiler preto, bancos esportivos em couro e farol de neblina em leds.
Na linha 2026 do Fastback Abarth, com a frente redesenhada, o novo para-choque traz linhas mais proeminentes e marcantes. A grade em preto brilhante e vermelho, com linhas retas verticalizadas e acentuadas, reforça o visual agressivo, junto com o novo farol de neblina em leds.
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O novo logo com a palavra “Abarth” em tom escurecido ocupa agora o centro da grade, com um detalhe com escorpião no canto inferior direito. O Fastback Abarth está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo.
O teto é preto para todas as opções. Novas rodas exclusivas 18 polegadas com acabamento em preto brilhante com aros vazados completam o visual exterior.
Dentro, o teto solar panorâmico adiciona sofisticação, combinado com acabamento em tons escurecidos e novo painel de portas em vinil. Os bancos com ajustes elétricos em formato de concha ganharam o nome “Abarth”, bordado junto a um desenho do escorpião e costuras vermelhas.
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A central multimídia de 10,1 polegadas é equipada com a plataforma de serviços do Connect Me. Há carregador por indução com ventilação e cluster full-digital Abarth de 7 polegadas, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal.
Avaré/SP - A apresentação da linha 2026 do Fastback foi feita com duas configurações, duas cores e duas circunstâncias distintas. A híbrida leve Impetus foi testada em um roteiro de pouco mais de cem quilômetros entre os municípios paulistanos de Águas de São Pedro e Brotas, com trechos urbanos e rodovias, dentro das normas de trânsito civilizadas.
Já a Abarth foi avaliada no circuito Raceville, em Avaré, da forma arrojada como um esportivo deve ser acelerado em um autódromo.
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Em um elegante tom de cinza, o Fastback Impetus Hybrid reeditou o bom padrão dinâmico já conhecido para o crossover híbrido leve em estilo cupê da Fiat. A potência de 125/130 cavalos e o torque de 20,4 kgfm do motor tricilíndrico 1.0 turbo flex proporcionam uma relação peso/potência em torno de 10 kg/cv.
A relação não chega a tornar o modelo um esportivo, mas não falta disposição nas retomadas de velocidade. A atuação do motor elétrico em baixos e médios giros torna o desempenho consistente nas retomadas, sem as reações bruscas comuns aos motores com turbocompressor.
Os câmbios CVT normalmente geram algum “delay” nas reações – todavia, no caso do Fastback Impetus Hybrid, não inibe o vigor do conjunto. Os “paddle shifters” no volante ajudam quem prefere mudar manualmente as marchas simuladas do CVT.
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A aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 9,7/9,4 segundos, e a velocidade máxima é de 194/196 km/h, com gasolina/etanol.
Já o Fasback Abarth disponibilizado no circuito Raceville era de um sugestivo tom Vermelho Montecarlo. No modo “Normal”, o motor 1.3 turbo com 180/185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque já se manifesta com um ronco encorpado.
Todavia, em um autódromo, o melhor é acionar a tecla vermelha “Poison” (“veneno”) no volante. No modo esportivo, o SUV passa a priorizar marchas mais baixas, ficando sempre esperto.
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Nas curvas rápidas, o controle de estabilidade ajuda a manter a trajetória. No entanto, os controles de estabilidade e tração atuam de forma menos ostensiva no modo esportivo.
A relação peso/potência fica em torno de 7 kg/cv, e qualquer sutil pressão no pedal da direita deixa claro que o Fastback Abarth está pronto para acelerar. Há aletas no volante para troca manual – mas o comportamento do veículo no modo “Poison” é tão esperto que nem é preciso usar.
O acelerador e a direção têm uma programação bastante responsiva. Nas frenagens, o câmbio antecipa a redução de marcha para deixar o motor em regime de rotação certa para as retomadas.
A velocidade máxima da versão é de 210 km/h (gasolina ou etanol) e o zero a 100 km/h pode ser feito em 8,4 segundos (gasolina) / 8,1 segundos (etanol).
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