Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Desenvolvido com ideias de mais de 17 mil pessoas, o conceito revolucionou o jeito de pensar inovação na indústria automotiva | Reprodução/Fiat
O Fiat Mio, carro conceito da montadora italiana, completou 15 anos na última sexta-feira (31/10). Ele foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e a marca inaugurou a forma de pensar a mobilidade.
Continua depois da publicidade
Lançado em 2010, foi o primeiro veículo brasileiro cocriado com a participação de entusiastas por automóveis, que contribuíram com ideias, sugestões e visões de futuro em uma plataforma colaborativa e aberta.
O Fiat Mio transformou a maneira como a indústria automotiva poderia enxergar a inovação, trazendo efetivamente o público para a concepção do projeto.
Ele foi desenvolvido para criar o carro do futuro a partir de ideias coletivas. O Mio usava uma plataforma aberta, que adotava licenças Creative Commons.
Continua depois da publicidade
O projeto era flexível quanto aos direitos autorais, algo impensável e disruptivo para a indústria. Foi a primeira vez que um fabricante global deixou seu processo de desenvolvimento tão transparente.
Desde o tema e a concepção do design até a escolha dos materiais, inovações e diversos recursos para o veículo foram inspirados na discussão.
Por meio de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para a ação, mais de 17 mil usuários de mais de 160 países contribuíram com propostas sobre design, tecnologia, materiais e soluções de mobilidade.
Continua depois da publicidade
Equipado com quatro motores elétricos, um em cada roda, o conceito unia tecnologia limpa e design futurista, priorizando o uso de materiais ecológicos e soluções funcionais.
O que nem todo mundo sabe é que esse carro-conceito antecipou tendências que hoje estão na linha de veículos da Fiat no Brasil.
Os participantes do desenvolvimento do Fiat Mio também pediram linhas ousadas, com visual futurista e identidade marcante, principalmente com o uso de LEDs nas luzes frontais e traseiras.
Continua depois da publicidade
Esse visual marcante, criado pelos efeitos luminosos, mais tarde chegou à Toro em 2016, com sua assinatura característica, e segue sendo tendência em praticamente toda a linha da Fiat.
Naquele momento, os entusiastas também sugeriram a eletrificação dos carros, visando uma mobilidade mais sustentável. Hoje, isso já é realidade em veículos elétricos e híbridos da marca no Brasil e no mundo.
Um dos modelos mais icônicos da Fiat, o Coupé, completou 30 anos desde sua chegada ao Brasil na última segunda-feira (27/10).
Continua depois da publicidade
Lançado em 1993 na Europa, o Fiat Coupé desembarcou no País em 1995 e conquistou rapidamente os entusiastas por automóveis.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade