Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Inicialmente, produção da fábrica será de 20 mil a 30 mil unidades anuais | Divulgação/Secom/Governo Federal
A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) inaugura nesta sexta-feira (15/8) uma fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Empregando cerca de 400 trabalhadores, o complexo industrial foi adquirido pela Mercedes-Benz em 2021 e conta com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, focando em modelos híbridos e sustentáveis.
A cerimônia de inauguração, marcada para as 16h, terá a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Inicialmente, a produção da fábrica será de 20 mil a 30 mil unidades anuais, com capacidade para atingir 50 mil em três anos e, no futuro, alcançar a marca de 100 mil veículos por ano.
Continua depois da publicidade
Há ainda a previsão de o complexo gerar entre 800 e mil empregos diretos até o fim deste ano.
A fábrica está inscrita no programa federal MoVer, que incentiva a mobilidade verde, e iniciará a produção com peças importadas da China. A meta é nacionalizar 60% da montagem em três anos.
Desde o início, pneus, vidros, rodas, bancos, chicotes elétricos e o processo de pintura serão feitos localmente. Em 2026, a fábrica poderá ter dois turnos na produção dos veículos.
Continua depois da publicidade
O SUV híbrido Haval H6 será o primeiro modelo produzido na planta, disponível nas versões HEV2 e híbridas plug-in PHEV19, PHEV34 e GT.
Uma versão flex deve chegar em 2026. Ainda neste ano, a fábrica terá início da produção do SUV premium Haval H9, com sete lugares, e da picape média Poer P30, ambos movidos a diesel.
A GWM planeja criar um Centro de Engenharia e P&D no Brasil e lançar a Fundação GWM, com foco em tecnologia, capacitação profissional e projetos sociais.
Continua depois da publicidade
Montadoras chinesas lideram o segmento de veículos eletrificados no país. De janeiro a julho de 2025, as vendas de híbridos e elétricos cresceram 46,83% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o mercado total avançou 4,1%, segundo a Fenabrave.
Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostram que 63,5% dos 139,2 mil eletrificados vendidos no período eram de marcas chinesas. A BYD lidera o segmento, com 28,1% nos híbridos e 76,78% nos elétricos.
Além da nova fábrica da GWM, a BYD inaugurou parcialmente seu mega complexo em Camaçari (BA). Outras marcas, como a GAC Motors, estudam produzir no Brasil e desenvolver modelos movidos a etanol.
Continua depois da publicidade
No primeiro semestre de 2025, a GWM Brasil registrou 15.261 veículos emplacados, alta de 19,9% em comparação ao mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, o mercado total de veículos leves cresceu 3%. O crescimento foi sete vezes maior que a média do setor.
O Haval H6 foi o SUV híbrido mais vendido do país, com 12.675 unidades, enquanto o modelo Tank 300, lançado no segmento off-road em abril, somou 1.218 vendas no semestre.
“O desempenho da GWM reflete a estratégia voltada para tecnologia, inovação e experiência do cliente”, afirmou Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
Continua depois da publicidade
A GWM conta atualmente com 104 concessionárias em mais de 50 cidades e projeta chegar a 130 até dezembro de 2025. O sistema GWM Delivery cobre 100% dos 5.570 municípios brasileiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade