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Gigante chinesa traz inovação inédita para ônibus no Brasil

Após testes de perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica

Hebert Dabanovich

12/08/2025 às 17:00

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Ônibus elétricos da BYD passam a usar a mesma bateria que equipava apenas seus carros de passeio

Ônibus elétricos da BYD passam a usar a mesma bateria que equipava apenas seus carros de passeio | Divulgação/BYD

A BYD, gigante chinesa em mobilidade elétrica, acaba de anunciar uma novidade que promete revolucionar o transporte coletivo brasileiro.

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Os ônibus elétricos da marca passam a usar a mesma bateria que equipava apenas seus carros de passeio. Essa tecnologia é reconhecida pela segurança e eficiência.

Desenvolvida pela própria BYD e lançada em 2020, a bateria Blade tem formato alongado e sua estrutura interna utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, o design otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez da estrutura do veículo e oferece desempenho térmico.

Testes de resistência

Em testes de perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica.

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Não houve risco de incêndio ou explosão em condições extremas. Os resultados superam os padrões da indústria automotiva mundial, com proteção em casos de colisão ou perfuração.

A novidade traz ainda ganhos significativos em autonomia e rapidez no carregamento, com modelos que rodam até 350 km e recarregam totalmente em pouco mais de uma hora.

Produção de novos chassis

A produção dos novos chassis já começou em Campinas, no interior de São Paulo, enquanto a fabricação nacional das baterias deve ser iniciada em 2026, em Manaus.

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Só no Brasil, a tecnologia da BYD pode evitar a emissão de mais de 100 toneladas de CO por ônibus ao ano o equivalente ao plantio de centenas de árvores.

O diretor da BYD Brasil, Marcello Schneider, reforça a importância dessa evolução: “A chegada da bateria Blade aos ônibus é um marco para tornar o transporte coletivo mais limpo, eficiente e acessível.”

Recentemente, a cidade de São Paulo recebeu 60 ônibus elétricos com essa tecnologia, elevando a frota elétrica da capital para 183 veículos exclusivos da marca.

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Até o fim deste ano, a previsão é que mais de 500 ônibus BYD já estejam rodando por todo o País.

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