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Inauguração da unidade de Betim marca data do início de atividades da Fiat no mercado brasileiro | Divulgação
A Fiat acaba de dar o “start” às comemorações de seus 50 anos no Brasil. A data precisa do início de atividades da Fiat no mercado brasileiro é 9 de julho de 1976, com a inauguração da unidade de Betim, chamada atualmente de Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, uma das maiores fábricas de veículos do planeta.
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A chegada da Fiat ao mercado brasileiro foi também marcada com a introdução do pequeno 147 (inspirado no italiano 127, introduzido na Europa em 1971), um carro acessível e com bom espaço interno apesar de seu tamanho.
Como parte do início das comemorações de cinco décadas no Brasil, a Fiat, agora pertencente ao conglomerado Stellantis, anuncia seu compromisso de fazer um lançamento por ano até 2030.
“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do país. Nosso legado e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora e pioneira. Nos próximos anos, teremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias e novos modelos”, explicou Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.
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Os lançamentos anunciados pela Fiat fazem parte da estratégia comunicada pela Stellantis em 2024 com o ciclo de investimento de R$ 32 bilhões para viabilizar a chegada de 40 novos produtos e reestilizações entre todas suas marcas até 2030.
Fazem parte da Stellantis a italiana Fiat, as norte-americanas Jeep e Ram, as francesas Peugeot e Citroën e, mais recentemente, a chinesa Leapmotor, de veículos 100% elétricos.
O primeiro lançamento da Fiat será o Grande Panda, que deve estrear no próximo ano, produzido em Betim. O modelo italiano poderá receber o nome de “Uno” ou “Grande Uno”, repetindo, assim, o que já ocorrera com a segunda geração do Uno no Brasil, uma cópia estética fiel do Panda de terceira geração vendido na Itália.
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Outra possibilidade seria manter o nome “Argo” do hatch vendido atualmente. O futuro Panda “brasileiro” pode ser equipado com o motor 1.0 Firefly de 75 cavalos na versão de entrada, e nas mais caras com o turbo T200 da Stellantis e com a tecnologia Bio-Hybrid, já utilizada nos Fiat Pulse e Fastback e nos Peugeot 208 e 2008.
A nova investida da Fiat deve trazer também a segunda geração da picape intermediária Toro, com base na plataforma STLA Medium, e a terceira geração da picape compacta Strada (líder de vendas há mais de quatro anos no Brasil), que seria fabricada sobre a plataforma STLA Small.
A mesma base também deve dar origem ao novo Fastback e a um SUV inédito de até sete lugares que pode substituir o Pulse.
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Na Europa, o Grande Panda está disponível em quatro versões, a Pop, a Icon, a La Prima e a Business, e com as três tecnologias mais utilizadas na indústria automotiva.
Com 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,54 metros de entre-eixos e 361 litros de capacidade no porta-malas, o Grande Panda se posiciona como um SUV compacto, compartilhando a plataforma modular CMP da Stellantis com o Citroën C3.
A variante tradicional do Grande Panda italiano tem propulsor 1.2 turbo de três cilindros com 100 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de 6 marchas.
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A híbrida tem 110 cavalos associada a uma bateria de íons de lítio de 48 volts e à transmissão eletrificada de dupla embreagem (eDCT). Já a 100% elétrica tem bateria de 44 kWh e motor de 83 kW (113 cavalos).
A configuração Pop tem acabamento básico, com foco na praticidade, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, suporte para smartphone e pacote de segurança com seis airbags, assistente de manutenção de faixa, frenagem automática de emergência, detecção de fadiga do motorista e sensores de estacionamento traseiros.
A Icon adiciona faróis full-leds e tela sensível ao toque de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone sem fio.
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A “top” La Prima oferece rodas de liga leve de 17 polegadas, volante revestido, painel de instrumentos em material reciclado, ar-condicionado automático, navegação integrada, sensores de estacionamento dianteiros e câmara de ré. Com base na Icon, a Business é concebida para profissionais e frotas.
O Grande Panda tem sete opções de cores: Vermelho Passione, Branco Gelato, Azul Água, Azul Lago, Amarelo Limone, Preto Cinema e Bronze Luna.
Inspirado no espírito do Panda original da década de 80, o Grande Panda tem proporções arrojadas, linhas elegantes e elementos de estilo distinto.
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De acordo com a Fiat, a cabine é centrada nas pessoas, oferecendo bom espaço e tecnologias intuitivas projetadas para o dia a dia. Na Itália, o Grande Panda 1.2 Pop pode ser encomendado pelo preço de lançamento de 14.950 euros (cerca de 93 mil).
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