Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Desde o lançamento os veículos se tornaram ícones da engenharia e continuam em operação | Divulgação/Nasa
Com quase três mil toneladas, um veículo gigantesco é essencial para os lançamentos espaciais da Nasa, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O Crawler Transporter da Nasa é uma máquina histórica que, mesmo com mais de meio século, continua sendo uma das mais impressionantes do mundo e é considerada o monstro da agência.
São dois modelos, o Crawler Transporter 1 (CT-1) e o Crawler Transporter 2 (CT-2), ambos construídos em 1965 para levar os foguetes Saturn V das missões Apollo até a base de lançamento.
Desde o lançamento, os veículos se tornaram ícones da engenharia e continuam em operação, agora transportando o poderoso SLS (Space Launch System) e a cápsula Orion.
Continua depois da publicidade
Para isso, a Nasa usa o gigante Crawler Transporter, um veículo de esteira construído nos anos 1960, que até hoje é usado em missões espaciais modernas, como o programa Artemis.
Os Crawler Transporters da NASA são impressionantes não apenas por seu tamanho, mas por sua complexidade:
O veículo pesa mais de 2,7 milhões de kg e possui 40 metros de comprimento.
Continua depois da publicidade
Essas máquinas não têm rodas, mas esteiras. Cada transportador conta com oito trilhos, cada um composto por 57 “sapatos” de aço, pesando 953 kg cada.
O Crawler consome 625 litros de diesel por quilômetro, para que ele percorra somente um quilômetro.
Mesmo sem ser econômico, essa característica é compensada pelo nível de controle e estabilidade que o veículo oferece. Afinal, transportar foguetes exige mais do que eficiência, exige confiabilidade absoluta.
Continua depois da publicidade
Apesar de ter mais de 50 anos, o CT-2 foi modernizado diversas vezes.
Com a chegada do programa Artemis, que visa levar humanos novamente à Lua e, futuramente, a Marte, a Nasa investiu em uma revisão completa do Crawler Transporter
O processo é minucioso e envolve centenas de profissionais. O trajeto começa no imponente Vehicle Assembly Building (VAB), onde o foguete é montado verticalmente.
Continua depois da publicidade
O veículo se posiciona sob a plataforma móvel com o foguete e começa o deslocamento. A viagem, embora de apenas 6,4 quilômetros até a plataforma LC-39B, pode durar até 8 horas.
Durante esse percurso:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade