No entanto, adotar diferentes estilos de direção pode proporcionar um aproveitamento ainda maior.
Para isso, a equipe de especialistas da Volvo Car Brasil dá sugestões para economizar com o carro elétrico no dia a dia:
- Aceleração suave – O motorista deve ser gentil com o pedal da direita na hora de arrancar e nas reacelerações.
- Dirigindo só com o acelerador – Os elétricos contam com o sistema “One Pedal Drive”, no qual o motorista dirige usando apenas o acelerador, ideal para o trânsito urbano. Soltando o pedal, o carro começa a parar automaticamente por meio da frenagem regenerativa, que converte a energia da desaceleração em eletricidade para recarregar a bateria.
- Potência instantânea – O fato de o elétrico ter torque instantâneo faz com que o motorista não precise manter o pé no acelerador por muito tempo, trazendo maior eficiência energética.
- Dirigir com segurança – Manter-se dentro dos limites de velocidade das vias ajuda financeiramente se o motorista mantiver velocidades constantes, sem necessidade de reacelerações desnecessárias.
- 80% já é suficiente – No dia a dia, manter a bateria entre 20% e 80% de carga é o ideal para reduzir o estresse sobre as células de lítio. Assim, se protege a bateria e se economiza tempo de recarga. E deixar para carregar até 100% apenas como preparação para uma viagem mais longa.