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Hilux movida a gás de lixo surge como aposta verde da Toyota

Picape produzida regularmente em Zárate, na Argentina, foi adaptada pela marca japonesa ao Brasil

Daniel Dias

25/05/2025 às 16:00

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Motor foi convertido do ciclo de compressão (a diesel) para o ciclo Otto (com ignição)

Motor foi convertido do ciclo de compressão (a diesel) para o ciclo Otto (com ignição) | Divulgação

A Toyota do Brasil revelou um protótipo da picape média Hilux movida a biometano na Agrishow, realizada entre o fim de abril e o início de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

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A picape produzida regularmente em Zárate, na Argentina, foi adaptada pela marca japonesa ao Brasil, reprogramando o motor 2.8, originalmente abastecido com diesel, para uso do biometano, combustível renovável que pode ser desenvolvido até a partir do lixo.

O motor foi convertido do ciclo de compressão (a diesel) para o ciclo Otto (com ignição), para permitir a utilização do biometano.

Segundo a Toyota, a Hilux adaptada tem desempenho, torque e autonomia semelhantes aos da versão a diesel, com foco na redução de emissões de carbono.

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A próxima fase do projeto será apresentar uma variante da Hilux a biometano em escala comercial.

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