A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 03 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Honda investe R$ 1,6 bi e turbina produção de motos no Brasil

Fábrica em Manaus será ampliada e ganha capacidade para produzir 1,6 milhão de motos por ano a partir de 2026

Hebert Dabanovich

03/10/2025 às 15:00  atualizado em 03/10/2025 às 15:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Honda avalia que o mercado de motos se mantém em crescimento

Honda avalia que o mercado de motos se mantém em crescimento | Divulgação

A Honda anunciou nesta quinta-feira (2/10) a expansão de sua fábrica de motos em Manaus (AM), que terá capacidade para produzir 1,6 milhão de motos por ano a partir de 2026.

Continua depois da publicidade

O investimento de R$ 1,6 bilhão inclui o lançamento de novos produtos, a atualização de modelos já comercializados e a modernização do parque industrial da Zona Franca de Manaus.

Inaugurada em 1976, a unidade amazonense terá a produção ampliada no próximo ano. Em 2024, foram fabricadas 1,4 milhão de motos no local, volume que permitiu à Honda liderar o mercado brasileiro, com cerca de 68% dos emplacamentos.

A fábrica é indicada pela montadora como a linha de montagem de motocicletas com a maior proporção de componentes produzidos internamente no mundo.

Continua depois da publicidade

Com a expansão, serão criados 350 novos empregos. Atualmente, o local tem cerca de 9 mil trabalhadores e produz 20 modelos diferentes.

Mercado em crescimento

A Honda avalia que o mercado de motocicletas segue em crescimento, impulsionado pela demanda por meios de transporte ágeis e econômicos, que continuam a atrair consumidores.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), 2025 deve registrar os melhores resultados do setor em anos recentes.

Continua depois da publicidade

De janeiro a agosto, 1.326.963 motos foram fabricadas no país, o maior número desde 2011. O período registrou 1.408.273 emplacamentos, número que também inclui unidades produzidas anteriormente, segundo a associação.

De acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, a utilização profissional corresponde a somente 22% das razões de compra. O deslocamento diário e o lazer lideram as motivações dos consumidores.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados