Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moto estreia embreagem automatizada que avisa o piloto sobre marchas | Divulgação
A Honda CB 650R foi apresentada no Brasil no final de 2021, com uma evolução do estilo café racer minimalista que recebeu o nome “Neo Sports Café”, inspirado na CB 1000R, lançada no país em 2019.
Continua depois da publicidade
Derivado do modelo CB4 Concept apresentado no Salão de Milão (EICMA) de 2015, o visual reinterpretava as café racers dos anos 50 e 60, explorando a beleza de elementos como o motor, com um toque atual.
Na linha 2026 da CB 650R, que chega às concessionárias na segunda quinzena de agosto, traz uma renovação estética que moderniza o conceito “Neo Sports Café”, sem descaracterizá-lo.
E também uma inovação tecnológica: trata-se da primeira moto da Honda a ser oferecida com a tecnologia E-Clutch, sistema de embreagem automática projetado para tornar a pilotagem mais prazerosa. O sistema E-Clutch faz a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores.
Continua depois da publicidade
Pode ser considerado um meio termo entre as tecnologias Quickshifter e DCT (Dual Clutch Transmission), das quais aproveitou o desenvolvimento de abordagens técnicas comprovadamente eficazes, abrindo nova possibilidade para motociclistas de todos os tipos e níveis de experiência.
O hardware da embreagem e da transmissão em si não diferem do de uma motocicleta convencional, com o sistema E-Clutch ultracompacto pesando apenas dois quilos.
O E-Clutch permite ainda que o piloto determine a “sensação de operação” para definir a intensidade da força necessária no pedal de câmbio para trocar uma marcha. Três configurações estão disponíveis: “Hard”, “Medium” e “Soft”.
Continua depois da publicidade
O E-Clutch avisa o piloto para reduzir a marcha, por meio de um símbolo no painel de instrumentos, se detectar se a motocicleta estiver em uma marcha alta demais para uma determinada velocidade. O minimalismo retrô da CB 650R ganhou visual repaginado na versão 2026.
O característico formato trapezoidal continua dominado pelo tanque de combustível que forma um conjunto poderoso com o vistoso motor de quatro cilindros em linha, mas agora estão associados a uma nova traseira, mais elevada, e ao grupo óptico dianteiro com novo farol.
Toda a iluminação é por leds, e uma nova lanterna se encaixa bem à nova rabeta. Novo farol, defletores, assento para piloto e garupa redesenhados deram maior dinamismo ao design.
Continua depois da publicidade
O painel de TFT colorido de 5 polegadas é inédito, e foi desenvolvido para facilitar a leitura em locais com maior intensidade de iluminação.
O punho dos comandos tem seletor multifunção retroiluminado à esquerda do guidão, que permite ao piloto operar diferentes parâmetros do quadro de instrumentos sem tirar a mão do guidão.
Por conta da adequação à nova legislação de emissões de partículas Promot 5, o motor tetracilíndrico DOHC em linha com 16 válvulas, arrefecido a líquido, com 649 cm³, entrega um pouco menos de potência e torque na linha 2026 da CB 650R.
Continua depois da publicidade
A potência era de 88,4 cavalos a 11.500 rpm e torque era de 6,13 kgfm a 8 mil rpm, mas agora fica em 86,7 cavalos a 12 mil rpm e 5,8 kgfm a 9.500 rpm. Segundo a Honda, foi preservada a sonoridade do propulsor por meio do clássico sistema de escape “quatro em um”.
O câmbio é de 6 marchas, com o sistema E-Clutch eliminando a necessidade de o piloto usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir as marchas.
O Honda Selectable Torque Control (HSTC) gerencia a tração da roda traseira, e pode ser desativado se o piloto desejar.
Continua depois da publicidade
A parte ciclística manteve as características. O quadro de aço tipo Diamond oferece rigidez, enquanto o garfo dianteiro Showa SFF-BP USD de 41 milímetros e o amortecedor traseiro Showa aprimoraram a maneabilidade e a estabilidade.
Pinças de freio dianteiro de quatro pistões com montagem radial atuam em discos flutuantes de 310 milímetros, e as rodas de alumínio fundido trazem pneus dianteiros de 120/70-ZR17 e traseiros de 180/55-ZR17.
A CB 650R E-Clutch estará disponível na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto. O preço público sugerido, com base cidade de São Paulo, é de R$ 58.270, não incluídas despesas com frete e seguro.
Continua depois da publicidade
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
O intervalo de manutenção é de 6 mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com mil quilômetros ou seis meses. O modelo estará disponível nas opções de cores cinza fosco e azul e vermelho perolizados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade