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Moto também agradou aos clientes que buscavam uma alternativa mais em conta para trilhas de fim de semana | Divulgação
A linha de motos trail da Honda acaba de ganhar uma novidade, com a chegada da CRF 300F revisada ao mercado brasileiro. Produzida na fábrica de Manaus (AM), a nova moto substitui a CRF 250F, e estreia na rede de concessionárias a partir de setembro, com novo motor.
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O preço público é de R$ 24.027, não incluindo despesas com frete e seguro. Em 2006, a Honda introduziu no line-up nacional a CRF 230F para prática de Enduro e rali cross-country.
A moto também agradou aos clientes que buscavam uma alternativa mais em conta para trilhas de fim de semana e como ferramenta de trabalho e locomoção em sítios e fazendas, com custo de manutenção menor em relação à linha CRF importada.
Em 2018, a Honda lançou a CRF 250F com evoluções em potência e ciclística em comparação à antecessora, graças ao novo quadro e a mudanças na suspensão, nos freios e no design. Agora, a CRF 300F substitui CRF 250F.
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O principal destaque da moto reestilizada é o novo motor, a gasolina e com injeção eletrônica PGM-FI, que estreou em 2023 na CB 300F Twister e também equipa a XRE 300 Sahara e a XR 300L Tornado. Trata-se de um propulsor monocilíndrico arrefecido a ar de 293,5 cm3, com 24,6 cavalos de potência a 7.500 rpm e 2,59 kgfm de torque a 6 mil rpm.
Ele tem quatro válvulas no cabeçote e comando simples acionado por corrente, com partida elétrica. Segundo a montadora japonesa, a elevação da capacidade – de 249,8 para 293,5 centímetros cúbicos – foi obtida aumentando o diâmetro do cilindro para 77 milímetros, ante 71 do modelo anterior. O curso do virabrequim foi mantido em 63,03 milímetros.
A elevação da capacidade motivou ainda aumento do escapamento, que passou de 28,6 para 31,8 milímetros, e uma ponteira de escape com câmara de compressão modificada.
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A moto da Honda recebeu melhorias no sistema de escapamento, na suspensão, nos freios, no comportamento dinâmico e um radiador de óleo mais resistente e reposicionado, além de aumento de 11% da potência e de 13,6% no torque em relação ao propulsor da CRF 250F, passando a contar com câmbio de 6 marchas, uma a mais do que a da antecessora.
A CRF 300F recebeu mudanças visuais, como novas aletas laterais do tanque de combustível, com formato e grafismo ao estilo da CRF 450R/RX importada.
Acrescenta novo sistema de fixação das laterais, agora por meio de parafusos, que abrigam o radiador de óleo. Para melhorar a funcionalidade e a praticidade da moto, a CRF 300F 2026 teve o cavalete reposicionado, permitindo a mesma mobilidade em estacionamentos, mas melhorando a distância em relação ao solo.
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Com isso, há menos risco de o cavalete raspar no solo ou em obstáculos. A ergonomia mantém a receita da CRF 250F, com assento estreito e longo. A distância mínima em relação ao solo da nova CRF 300F é de 290 milímetros, enquanto o peso seco é de 119 quilos e o entre-eixos, de 1,41 metro. O quadro da moto é fabricado com tubos de aço, com foco em rigidez e resistência.
A suspensão dianteira da nova CRF 300F é do tipo telescópico, com 41 milímetros e 240 milímetros de curso. Ela recebeu novas mesas de alumínio e ajuste revisado em relação à CRF 250F por conta da potência maior.
Já a traseira traz conjunto de mola e amortecedor conectado ao sistema pro-link, com articulações de alumínio.
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As rodas raiadas têm aros de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, sempre com pneus Pirelli Scorpion XC, com freios a disco de 240 milímetros na dianteira, do tipo “wave” com 240 milímetros e cáliper de pistão duplo. Na traseira, o cáliper é de pistão simples, com disco, também “wave”, de 220 milímetros.
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