A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 24 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Honda produz nova trail com suspensão reforçada e cavalete redesenhado

CRF 300F recebeu mudanças visuais, como novas aletas laterais do tanque de combustível, com formato e grafismo

João Buffon

24/08/2025 às 08:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Moto também agradou aos clientes que buscavam uma alternativa mais em conta para trilhas de fim de semana

Moto também agradou aos clientes que buscavam uma alternativa mais em conta para trilhas de fim de semana | Divulgação

A linha de motos trail da Honda acaba de ganhar uma novidade, com a chegada da CRF 300F revisada ao mercado brasileiro. Produzida na fábrica de Manaus (AM), a nova moto substitui a CRF 250F, e estreia na rede de concessionárias a partir de setembro, com novo motor.

Continua depois da publicidade

O preço público é de R$ 24.027, não incluindo despesas com frete e seguro. Em 2006, a Honda introduziu no line-up nacional a CRF 230F para prática de Enduro e rali cross-country.

A moto também agradou aos clientes que buscavam uma alternativa mais em conta para trilhas de fim de semana e como ferramenta de trabalho e locomoção em sítios e fazendas, com custo de manutenção menor em relação à linha CRF importada.

Em 2018, a Honda lançou a CRF 250F com evoluções em potência e ciclística em comparação à antecessora, graças ao novo quadro e a mudanças na suspensão, nos freios e no design. Agora, a CRF 300F substitui CRF 250F.

Continua depois da publicidade

O principal destaque da moto reestilizada é o novo motor, a gasolina e com injeção eletrônica PGM-FI, que estreou em 2023 na CB 300F Twister e também equipa a XRE 300 Sahara e a XR 300L Tornado. Trata-se de um propulsor monocilíndrico arrefecido a ar de 293,5 cm3, com 24,6 cavalos de potência a 7.500 rpm e 2,59 kgfm de torque a 6 mil rpm.

Ele tem quatro válvulas no cabeçote e comando simples acionado por corrente, com partida elétrica. Segundo a montadora japonesa, a elevação da capacidade – de 249,8 para 293,5 centímetros cúbicos – foi obtida aumentando o diâmetro do cilindro para 77 milímetros, ante 71 do modelo anterior. O curso do virabrequim foi mantido em 63,03 milímetros.

A elevação da capacidade motivou ainda aumento do escapamento, que passou de 28,6 para 31,8 milímetros, e uma ponteira de escape com câmara de compressão modificada.

Continua depois da publicidade

A moto da Honda recebeu melhorias no sistema de escapamento, na suspensão, nos freios, no comportamento dinâmico e um radiador de óleo mais resistente e reposicionado, além de aumento de 11% da potência e de 13,6% no torque em relação ao propulsor da CRF 250F, passando a contar com câmbio de 6 marchas, uma a mais do que a da antecessora.

A CRF 300F recebeu mudanças visuais, como novas aletas laterais do tanque de combustível, com formato e grafismo ao estilo da CRF 450R/RX importada.

Novo sistema

Acrescenta novo sistema de fixação das laterais, agora por meio de parafusos, que abrigam o radiador de óleo. Para melhorar a funcionalidade e a praticidade da moto, a CRF 300F 2026 teve o cavalete reposicionado, permitindo a mesma mobilidade em estacionamentos, mas melhorando a distância em relação ao solo.

Continua depois da publicidade

Com isso, há menos risco de o cavalete raspar no solo ou em obstáculos. A ergonomia mantém a receita da CRF 250F, com assento estreito e longo. A distância mínima em relação ao solo da nova CRF 300F é de 290 milímetros, enquanto o peso seco é de 119 quilos e o entre-eixos, de 1,41 metro. O quadro da moto é fabricado com tubos de aço, com foco em rigidez e resistência.

A suspensão dianteira da nova CRF 300F é do tipo telescópico, com 41 milímetros e 240 milímetros de curso. Ela recebeu novas mesas de alumínio e ajuste revisado em relação à CRF 250F por conta da potência maior.

Já a traseira traz conjunto de mola e amortecedor conectado ao sistema pro-link, com articulações de alumínio.

Continua depois da publicidade

As rodas raiadas têm aros de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, sempre com pneus Pirelli Scorpion XC, com freios a disco de 240 milímetros na dianteira, do tipo “wave” com 240 milímetros e cáliper de pistão duplo. Na traseira, o cáliper é de pistão simples, com disco, também “wave”, de 220 milímetros.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados