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Moto lendária dos anos 50 está de volta ao Brasil para a alegria dos fãs

Modelos montados desde os anos50, auge nos anos80 e tentativa de volta nos últimos anos

Joseph Silva

18/06/2025 às 09:48

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Da Panauto à Motovespa: veja por que a Vespa conquistou os brasileiros

Da Panauto à Motovespa: veja por que a Vespa conquistou os brasileiros | Divulgação

A italiana Vespa agora tem representação oficial no Brasil pela 2W Motors. Famosa marca de scooters está de volta ao mercado brasileiro com nova representação, assim como os modelos da Piaggio.

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No total, são 12 modelos Vespa e 4 Piaggio nesta nova fase. Os preços parte de R$ 29.990. 

Vespa chegou ao Brasil em 1958, trazida pela Panauto, mas foi na década de 1980, com a Motovespa, que se tornou sensação entre os brasileiros – chegando a superar a Honda CG125 em vendas.

Produção nacional nas décadas de 50 e 80, retorno pontual nos anos 90 e 2010, mas com desafios para se fixar de novo no mercado nacional.

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O início com a Panauto nos anos 1950

Em 1958, a Panauto passou a montar Vespas no Rio de Janeiro, após importar modelos desde 1954 . A produção local durou até 1964, quando a empresa enfrentou crise financeira .

O auge nos anos 1980 com a Motovespa

Em 1985, a parceria Motovespa (Piaggio, Caloi e Barra Forte) instalou fábricas em Manaus e chegou a ter 140 revendas no Brasil .

A Vespa PX 200 superou a Honda CG 125 e foi a mais vendida em 1985 .

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Com 2.500 unidades mensais produzidas e 300 funcionários, a operação deu sinais de instabilidade após 1987 e encerrou em 1990 .

Retornos pontuais entre os anos 1990 e 2010

De 1994 a 2000, a Brandy importou a Vespa 150 Originale da Índia, mas a iniciativa teve alcance limitado .

Desde 2004 a PVGA representa a Piaggio, mas sem produção local e com resultados modestos .

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Tentativa de reocupar terreno nos anos 2010

Em 2016, a Piaggio tentou relançar a Vespa oficialmente no Brasil, com modelos importados e campanhas dirigidas ao público premium .

Apesar do apelo retrô, preços elevados e concorrência desfavorável prejudicaram o retorno.

Legado cultural e nostálgico

A Vespa é associada ao estilo europeu, liberdade urbana e mobilidade elegante . Nos anos 80, virou símbolo de juventude e redemocratização.

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Hoje, o mercado se restringe a modelos usados, importações independentes e colecionadores, sem presença oficial .

Por que cai no gosto dos brasileiros?

A Vespa trouxe em suas fases de produção no Brasil elementos que encantaram o consumidor: simplicidade mecânica, economia de combustível, design elegante e status de scooter premium.

Modelos como a PX200 e as versões 125 e 150 Primavera marcaram época pelas características únicas e sensação de exclusividade.

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Desafios para reinserção no mercado atual

Hoje, as scooters mais acessíveis e com tecnologia competitiva dominam o mercado urbano. A Vespa segue representando estilo, mas não consegue conquistar a mesma escala de vendas.

O futuro da marca no Brasil depende de equilibrar seu apelo icônico com preços e pósvenda adequados ao público massificado.

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