A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 25 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Maior montadora do mundo pode fechar as portas no Brasil até 2026

Parte do telhado de fábrica no interior de São Paulo se desprendeu durante temporal

Lucas Souza

25/09/2025 às 15:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Motores dos carros da Toyota são produzidos na fábrica de Porto Feliz

Motores dos carros da Toyota são produzidos na fábrica de Porto Feliz | Reprodução

A maior montadora do mundo, a Toyota, suspendeu temporariamente a produção em suas fábricas no Brasil e ainda não há previsão de retomada. A paralisação pode se estender até 2026.

Continua depois da publicidade

Uma das unidades da Toyota no Brasil foi danificada após um temporal, nesta segunda-feira (22/9). O teto da fábrica de Porto Feliz, no interior de São Paulo, se desprendeu e unidade registrou alagamentos.

A fabricação de veículos da Toyota está dividida entre três fábricas da marca no Brasil. Sem a unidade de Porto Feliz, a linha de produção não avança.

Os motores dos carros da Toyota são produzidos em Porto Feliz, em especial os propulsores 2.0 Dynamic Force, de Corolla e Corolla Cross, e o 1.5 do Yaris.

Continua depois da publicidade

Demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região se reuniu nesta quarta-feira (24/9) com representantes da montadora japonesa e informou que, mesmo com a paralisação, a Toyota não fará cortes de funcionários, ao menos em Sorocaba.

“O Sindicato garante que não haverá demissões. A relação de confiança construída ao longo dos anos sempre permitiu encontrar soluções em situações difíceis, como na pandemia. Agora, diante da crise climática que interrompeu a produção em Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, estamos mais uma vez mobilizados para assegurar tranquilidade aos trabalhadores e alternativas que mantenham a indústria ativa”, disse Leandro Soares, presidente dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Segundo a entidade, os funcionários da unidade de Sorocaba entrarão em férias coletivas. Já em Porto Feliz, os empregados usarão o banco de horas para, depois, entrarem em férias coletivas.

Continua depois da publicidade

Para evitar demissões, o sindicato negocia a suspensão dos contratos de trabalho dos funcionários da Toyota.

O presidente do sindicato afirmou que trabalhadores com salários de até R$ 4.500 terão a remuneração integralmente garantida. A paralisação também não interromperá o acesso ao vale-refeição e ao convênio médico.

*Com informações são do portal Autoesporte.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados