Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Manutenção adequada da moto pode diminuir em até 30% o risco de acidentes por falha mecânica | Divulgação
A manutenção adequada da moto pode diminuir em até 30% o risco de acidentes por falha mecânica, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo).
Continua depois da publicidade
A troca do fluido do freio deve ser feita, no máximo, a cada dois anos, porque ele é responsável direto pela segurança e pela estabilidade do sistema de frenagem.
O piloto Leandro Mello, recordista brasileiro de velocidade e consultor da Tirreno, marca de soluções químicas e distribuidora de fluidos industriais, protetivos e de usinagem, fluidos automotivos e fluidos de freio, dá dicas para a troca:
Não trocar o fluido por conta própria: O correto é levar a moto a uma oficina especializada.
Continua depois da publicidade
Observar sinais de que chegou a hora da troca: São eles: falta de sensibilidade no manete ao ser pressionado, sensação de freio “borrachudo”, baixa eficiência na frenagem e óleo caído no chão ou na moto.
Intervalo correto entre as trocas: O fluido deve ser trocado a cada um ou dois anos, dependendo do tipo e das condições de uso.
“Mas nada substitui o que consta no manual da fabricante da moto. É lá que o dono encontra a recomendação mais adequada para sua moto”, aconselha Mello.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade