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Marca chinesa lança moto elétrica robusta para conquistar o interior do Brasil

Com quatro modelos no portfólio, autopropelidos elétricos S1, U1, Type 2 têm velocidade limitada a 32 km/h

Edmundo Dantas

03/05/2025 às 14:00

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Além dos autopropelidos, marca oferece a motocicleta elétrica U1+, com velocidade máxima de 65 km/h

Além dos autopropelidos, marca oferece a motocicleta elétrica U1+, com velocidade máxima de 65 km/h | Divulgação

A Bee é uma empresa carioca que desde 2019 investe em micro mobilidade elétrica, comercializando
autopropelidos fabricados no Brasil em parceria com a montadora chinesa Keeway.

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Com quatro modelos no portfólio, os autopropelidos elétricos S1, U1, Type 2 têm velocidade limitada a 32 km/h (segundo o artigo 2º, II, ‘d’da Resolução do Contran no 996/2023) e dispensam emplacamento e CNH.

Bee é uma empresa carioca que desde 2019 investe em micro mobilidade elétrica.
Bee é uma empresa carioca que desde 2019 investe em micro mobilidade elétrica.
Marca lança agora a MiniTrail, autopropelido preparado para enfrentar terrenos acidentados.
Marca lança agora a MiniTrail, autopropelido preparado para enfrentar terrenos acidentados.
Novidade tem foco no mercado agro e quer leva a micromobilidade ao interior do País.
Novidade tem foco no mercado agro e quer leva a micromobilidade ao interior do País.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Além dos autopropelidos, a marca oferece a motocicleta elétrica U1+, com velocidade máxima de 65 km/h. Após se consolidar em 2024 no eixo Rio-São Paulo e avançar em suas operações em Portugal e na Espanha, a Bee lança agora a MiniTrail, autopropelido preparado para enfrentar terrenos acidentados.

Com a novidade, a Bee quer alcançar mais de 30% de crescimento em 2025 e atingir R$ 50 milhões de faturamento bruto. Oferecida nas cores Preto Ninja e Bege Duna, a Minitrail custa R$ 14.990  - mas, como promoção de lançamento, oferece R$ 2 mil de bônus para pagamento à vista.

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A estratégia da empresa é diversificar seus autopropelidos para assim atingir a diferentes perfis de público.

No ano passado, a Bee apresentou ao mercado a Type 2, uma releitura das antigas “vespinhas” cheia de
modernidade e design, que tinha objetivo de conquistar um público mais seleto, preocupado com o estilo e o design.

“Nos preocupamos em lançar modelos bem singulares e com propostas de uso distintas”, destaca Bernardo Omar, CEO da Bee. O novo modelo MiniTrail se propõe a trazer a robustez que o chão de terra e cascalho requisitam, sem esquecer da praticidade e o design, que são comuns aos lançamentos da empresa.

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Com comprimento de 1,72 metro, entre-eixos de 1,19 metro, peso de 55,2 quilos - já com a bateria, que pesa 7,2 quilos -, motor Keeway de mil watts e autonomia de até 55 quilômetros, a MinTrail tem capacidade de levar até 180 quilos, com duplo amortecedor traseiro.

A novidade tem foco no mercado agro e quer leva a micromobilidade ao interior do País.

A MiniTrail é fruto da parceria da Bee com a Keeway, montadora chinesa controlada pela gigante automotiva Geely, também chinesa e proprietária de marcas como Volvo, Lotus e Zeekr. A Keeway, que já teve fábrica no Brasil, retorna ao país respondendo pelo chassi, conjunto mecânico e motor.

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“Somos uma empresa movida pela vontade de fazer diferente e melhor. Assim também é a Keeway”, explica Omar.

A chegada da MiniTrail traz para a Bee a perspectiva de abertura de novas lojas pelo interior do Brasil. Atualmente, a empresa está presente com lojas físicas nos Estados do Rio de Janeiro – com seis lojas – e de São Paulo – com duas unidades, e uma em Lisboa (Portugal).

Todas as atuais lojas são geridas pela própria marca. Porém, os autopropelidos da Bee já chegam a todo o Brasil, por meio de compras online.

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“Temos capacidade de entrega em todo o país, e isso nos dá a certeza que a micro mobilidade será algo disseminado”, vislumbra Omar.

Dentro do seu plano de expansão, Omar aponta o interior de São Paulo e a região Centro-Oeste como os
grandes mercados em um primeiro momento.

“No entanto, como sempre fazemos, o objetivo é entender o mercado potencial e, a partir disso, definir onde teremos lojas físicas, para que o público tenha um contato mais próximo com nossos produtos antes da compra. Vivemos em um país continental, que tem variações de comportamento às vezes entre cidades do mesmo Estado”, avalia o CEO da Bee.

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Esse novo passo de crescimento da Bee vem sendo conduzido pela XR Advisor, fundo de “private equity” – investidores que compram participações em empresas privadas -, que vem analisando e propondo caminhos estratégicos para o avanço da Bee.

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