A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 24 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Mitsubishi relança SUV de luxo no Brasil com motor triplo e recarga em tomada comum

Veículo promete desempenho de 252 cv e até massagem a bordo

Daniel Dias

24/05/2025 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mitsubishi Outlander HPE-S

Mitsubishi Outlander HPE-S | Divulgação

Com base no ASX, o Outlander foi lançado no mercado mundial em 2001. É o modelo da Mitsubishi mais vendido no mercado norte-americano (Estados Unidos e Canadá) e em muitos países europeus.

Continua depois da publicidade

A partir da quarta geração, apresentada em 2021, o SUV médio da Mitsubishi começou a apostar na tecnologia híbrida plug-in, na qual a bateria da motorização elétrica pode ser recarregada também em tomadas externas, além da regeneração de energia vinda das frenagens.

Fora do mercado brasileiro desde 2022, o novo Outlander PHEV volta a desembarcar no Brasil, importado do Japão. São duas versões, ambas com capacidade para transportar até sete pessoas. Parte de R$ 374.990 na opção HPE-S e de R$ 389.990 na Signature, ambas com garantia de cinco anos para o carro e de oito anos para a bateria de alta tensão.

Dotado de tração integral e sete modos de condução para todos os tipos de terreno, o Outlander tem sistema híbrido composto por dois motores elétricos, um dianteiro, de 116 cavalos e 26 kgfm, e outro traseiro, com 13 cavalos e 19,9 kgfm.

Continua depois da publicidade

O veículo é equipado ainda com um propulsor 2.4 a gasolina de 137 cavalos e 20,9 kgfm de torque, e um gerador elétrico capaz de transformá-lo em uma estação de carregamento rápido.

Somados, os três motores geram 252 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, com autonomia combinada de 680 quilômetros pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Em cerca de 95 minutos, o propulsor a combustão pode carregar a bateria de zero a 80%.

Força híbrida

O sistema híbrido do Outlander PHEV distribui força entre os motores elétricos, deixando ao 2.4 a gasolina a função de recarga, só traciona o carro quando é mais eficiente que usar a bateria, como em velocidades altas de cruzeiro.

Continua depois da publicidade

A bateria que equipa o Outlander PHEV é de 20 kWh, com quatro modos de gerenciamento de carga. O “EV” é ideal para o dia a dia na cidade. No “Normal”, o sistema funciona sob demanda automaticamente, para quem não quer se preocupar com a operação do sistema híbrido.

O “Save” mantém o nível da carga da bateria, recomendado para uso em velocidade de cruzeiro, e o “Charge” é o modo de carregamento da bateria durante o seu uso ou com o carro parado. Para recarga, o modelo é equipado de série com um carregador portátil com potência de 3,5 kW, sendo um wallbox oferecido como acessório. O carregamento da bateria em tomada externa é estimado em seis horas e trinta minutos para carga total.

Equipado com o sistema S-AWC, o Outlander traz o conjunto 4x4 Twin Motor, com o qual o motorista pode acionar até sete modos de condução – “Normal”, “Eco”, “Tarmac” (asfalto), “Gravel” (cascalho), “Snow” (neve), “Mud” (lama) e “Power” –, cada um indicado para uma situação de terreno.

Continua depois da publicidade

Eles alteram as configurações de tração, torque, aceleração e volante para equalizar a capacidade off-road e a segurança, ao mesmo tempo, em que economizam bateria e reduzem consumo de combustível. No modo “Power”, a esportividade e a potência são exploradas, conferindo aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.

No quesito segurança e auxílio à condução, o Outlander PHEV traz 11 airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de ponto cego, prevenção de saída de faixa, mitigação de colisão frontal, assistência de frenagem de emergência, manutenção automática de distância em relação ao veículo da frente e aviso de tráfego cruzado traseiro.

Com 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,74 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos, o Outlander tem na parte dianteira linhas projetadas para entregar performance, poder e proteção, de acordo com a Mitsubishi.

Continua depois da publicidade

A entrada de ar frontal é larga e imponente, com a assinatura “Dynamic Shield”, característica da atual linha de veículos da Mitsubishi Motors.

Envolvido por “bumerangues” que compõem a “Dynamic Shield”, o conjunto óptico é em full-led. São seis luzes nos faróis principais, além do DRL, tudo de leds.

Completa o design dianteiro o “skid plate” (típico de veículos off-road), uma placa metálica de proteção contra impactos e atritos no fora-de-estrada. Os vincos que percorrem toda a lateral da carroceria são profundos, transmitindo robustez. A parte traseira traz formato hexagonal, com lanternas em “T” que invadem as laterais.

Continua depois da publicidade

Espaço e conforto

Conforme a engenharia da Mitsubishi, o interior do Outlander híbrido foi pensado para proporcionar uma experiência intuitiva e amplo espaço e visibilidade para os sete ocupantes, com acabamento luxuoso nas duas versões.

No revestimento de couro dos bancos, são duas opções de cores na variante HPE-S e uma exclusiva da Signature, todas com costura em tom contrastante em prata (HPE-S) e âmbar (Signature). Na HPE-S, os bancos dianteiros têm ajuste de dez vias, aquecimento em três níveis e de memória de posição para o do motorista e do passageiro da frente.

Na “top” Signature, os bancos da frente têm ajuste de 12 vias, com três tipos de massagem, e aquecimento em três níveis para lombar e de memória. Já os traseiros são reclináveis, com possibilidade de aquecimento e separados por encosto de braço com porta-copos.

Continua depois da publicidade

O sistema de ar-condicionado de três zonas oferece ajustes individuais para motorista, passageiro da frente e os dos bancos traseiros, com saídas desde o console central até a terceira fileira. O painel em TFT de 12,3 polegadas tem as informações pertinentes ao motorista, dados em tempo real sobre o modo de condução e gerenciamento de energia.

O Outlander traz ainda o “head-up display” de 10,8 polegadas, que projeta informações essenciais do veículo no para-brisa, à frente do motorista.

O sistema de som premium é assinado pela Bose, com nove alto-falantes, amplificador e subwoofer, acionado pelo sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de 9 polegadas e alta definição, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e aplicativos de smartphones a bordo.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados