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Lançada originalmente em 2005 para substituir a TT-R 225, a moto da Yamaha se consolidou como a mais vendida do segmento | Divulgação
A Yamaha atualizou para a linha 2026 um de seus modelos mais tradicionais do portfólio brasileiro: a TT-R 230.
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A moto, conhecida por ser a porta de entrada no universo das trilhas da marca japonesa, chega renovada na cor azul sólido (Competition Blue), acompanhada de novos grafismos que remetem às motos de competição da casa, como a linha YZ, referência no Motocross, e a família WR, símbolo do rali de duas rodas mundial.
Lançada originalmente em 2005 para substituir a TT-R 225, a moto da Yamaha se consolidou como a mais vendida do segmento de trilhas e Enduro de entrada no Brasil.
Ao longo dos anos, a TT-R 230 passou a disputar no mercado com concorrentes como a Honda CRF 250F e a Kawasaki KLX 230, que disputam o mesmo espaço entre os iniciantes das trilhas.
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No Brasil, a TT-R 230 acumula conquistas em diferentes categorias de Endurance e de rali, e é utilizada majoritariamente por quem ainda não tem muita (ou até mesmo nenhuma) experiência com motos desse tipo. Para isso, a solução ideal é a aposta em uma receita robusta e com baixo custo de manutenção.
Assim como as demais motos da linha, a TT-R 230 2026 não é homologada para o uso em vias públicas. Até por isso, o modelo não tem retrovisores, velocímetro, conta-giros, lanterna, luzes de seta e suporte para placa de identificação.
O motor permanece o já conhecido monocilíndrico de 223 cilindradas de 19,3 cavalos de potência, arrefecido a ar, com comando simples no cabeçote (SOHC) e funcionamento em quatro tempos.
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Associado ao câmbio de 6 marchas, o propulsor oferece torque suficiente em baixos e médios giros, facilitando a superação de obstáculos típicos das trilhas, como subidas íngremes, trechos enlameados ou passagens estreitas em meio à mata.
A Yamaha destaca a robustez e a praticidade da TT-R 230 como dois diferenciais da moto para o segmento. A presença da rede autorizada da marca japonesa também garante peças e assistência técnica em todo o país.
Na parte ciclística, a TT-R 230 se mantém fiel à fórmula que a consagrou. A suspensão dianteira adota garfo telescópico com curso de 240 milímetros, adequado para absorver irregularidades e saltos moderados.
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Na traseira, o sistema monoschock com link oferece 221 milímetros de curso, equilibrando conforto e capacidade de absorção de impactos em terrenos mais acidentados.
O conjunto foi projetado para suportar desde o uso em estradas leves de terra até trechos mais técnicos de trilha, mantendo controle previsível para o piloto.
O sistema de freios mescla disco de 220 milímetros na dianteira e tambor de 130 milímetros na traseira, solução com foco no baixo custo de manutenção e em mais durabilidade, ainda que motos de trilhas mais sofisticadas já ofereçam sistemas a disco em ambas as rodas.
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O peso reduzido é outro trunfo da TT-R 230. São apenas 115 quilos em ordem de marcha, o que auxilia na condução para iniciantes e garante agilidade na transposição de obstáculos.
Combinado ao assento que se estende pelo tanque, o desenho ergonômico favorece a mobilidade do piloto, permitindo mudanças rápidas de posição, sendo especialmente úteis em subidas, curvas fechadas ou terrenos instáveis. Outro aspecto prático é a autonomia.
O tanque de combustível comporta oito litros, quantidade suficiente para passeios médios em trilhas e deslocamentos recreativos, considerando o baixo consumo característico do motor. Embora não seja voltada para longas expedições, a TT-R 230 garante independência razoável em percursos de fim de semana, sem exigir reabastecimentos frequentes.
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O design atualizado tem como principal destaque a nova pintura azul sólido (Competition Blue) com grafismos inspirados nas famílias YZ e WR, que também ganharam novidades na linha 2026, e aproxima mais a TT-R 230 do universo das competições. No mercado brasileiro, o modelo se mantém como uma das opções mais acessíveis para o ingresso no segmento.
Com preço público sugerido de R$ 19.990 (sem incluir frete e seguro), a TT-R 230 oferece custo inicial e de manutenção mais baixos. A linha 2026 da moto já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionárias no Brasil.
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