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Motoristas ignoram esse cuidado e podem destruir a correia banhada a óleo

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Takao explica aspectos mais relevantes relacionados ao funcionamento e à manutenção

Daniel Dias

16/11/2025 às 08:00

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Correia dentada banhada a óleo foi desenvolvida para oferecer mais eficiência e durabilidade

Correia dentada banhada a óleo foi desenvolvida para oferecer mais eficiência e durabilidade | Divulgação

A correia dentada banhada a óleo foi desenvolvida para oferecer mais eficiência e durabilidade, mas sua manutenção exige o cumprimento rigoroso das recomendações do fabricante.

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Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Takao, marca de componentes para motor e referência no mercado de reparação automotiva, explica aspectos mais relevantes relacionados ao funcionamento e à manutenção desse componente.

  • – Diferentemente das correias “secas”, que operam fora do cárter, as banhadas a óleo são fabricadas com compostos especiais de borracha sintética e fibras resistentes à ação química do lubrificante. O contato constante com o óleo diminui o atrito interno e melhora a dissipação de calor, contribuindo para o desempenho geral do motor.
  • – Outra vantagem desse tipo de correia é a alta durabilidade. Em alguns casos, o intervalo de substituição indicado pelo fabricante pode superar 200 mil quilômetros, permitindo longos períodos de uso sem necessidade de intervenções mecânicas.
  • – Entretanto, para se usufruir plenamente dessas vantagens, cuidados específicos devem ser observados, principalmente no que se refere ao óleo lubrificante.

“A correia banhada a óleo é eficiente e moderna, mas exige disciplina. O óleo precisa estar sempre dentro das especificações da montadora, e os intervalos de troca não podem ser negligenciados. A peça trabalha imersa no óleo do motor e, por isso, precisa de uma composição resistente à corrosão provocada pelo lubrificante”, alerta Marlon Dias, coordenador técnico da Takao.

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