Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Volante é o elo mais próximo entre o motorista e o veículo | Divulgação
O volante é o elo mais próximo entre o motorista e o veículo. Por meio dele, o condutor recebe e percebe os sinais emitidos pelo contato das rodas com o asfalto, permitindo, se tudo estiver ajustado corretamente, uma condução estável e segura.
Continua depois da publicidade
Para que isso ocorra é fundamental que o sistema de direção esteja devidamente alinhado, garantindo que as rodas estejam na posição correta.
Quando esse alinhamento não é mantido, surgem problemas que comprometem o conforto, a eficiência e, principalmente, a segurança ao dirigir.
O desalinhamento do volante é percebido visualmente, quando se faz necessário mantê-lo levemente virado para a direita ou para a esquerda para estabilizar o veículo.
Continua depois da publicidade
Em alguns casos, é possível sentir o carro “puxar” para um dos lados, forçando o motorista a “brigar” com a direção para manter o trajeto.
Essas situações indicam possíveis falhas no sistema de suspensão, na direção ou nas rodas.
“Mesmo que o carro não puxe para os lados, um volante desalinhado pode ser sinal de que o alinhamento das rodas está incorreto”, explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV.
Continua depois da publicidade
A melhor forma de prevenir o desalinhamento é manter a manutenção do veículo em dia, seguindo as recomendações do fabricante.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade