Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Adequações incluem a instalação de disjuntores e de sistemas de desligamento manual | Divulgação
As novas diretrizes para instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios, publicada em 25 de agosto, está próximo de vigorar e muitos locais ainda não iniciaram a fase de implantação.
Continua depois da publicidade
A Associação Mineira dos Advogados do Direito Imobiliário (Amadi) alerta que ignorar ou adiar as adequações pode resultar em multas e até responsabilização civil, especialmente em caso de acidentes provocados por falhas nas instalações elétricas.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), entre janeiro e julho foram comercializadas 13,9 mil unidades, 8,2 mil a mais que no mesmo período de 2024.
As diretrizes para a instalação de carregadores de veículos elétricos em edifícios foram publicadas pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) em agosto. As regras entram em vigor 180 dias depois da publicação, no final de fevereiro de 2026.
Continua depois da publicidade
Para edifícios já existentes, esse prazo marca o início da obrigatoriedade, e as normas de segurança elétrica deverão ser cumpridas imediatamente após esse período. O texto contém informações do Diário do Comércio.
As adequações incluem a instalação de disjuntores e de sistemas de desligamento manual.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade