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Automotor
Vendida inicialmente na China, a Volvo EM90 elétrica prioriza o conforto interno e a autonomia, de mais de 700 quilômetros
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O mais impressionante da van elétrica EM90 é seu ambiente interno espaçoso e confortável e sua autonomia de até 720 quilômetros | Divulgação
Quando a Geely – fundada em 1986 e primeira fabricante independente da China – assumiu o controle Volvo Cars, em 2010, seus planos eram maiores do que ser “apenas” a dona de uma das mais tradicionais montadoras do mundo e sinônimo de segurança veicular. No comando da Volvo, a Geely passou a ter toda a tecnologia e o conhecimento embarcado da marca sueca. Ou seja, além de vender os produtos com a assinatura “Volvo”, os próprios carros da marca chinesa passariam a contar com a qualidade de sua controlada. E o próximo veículo a ser fabricado na China com o nome Volvo é a impressionante van 100% elétrica de seis lugares EM90, para ser vendida, inicialmente, no maior mercado automotivo mundial, e, depois, destinada para outros países. Ter a primazia de começar sua jornada pelo mercado chinês tem outra explicação bem comercial: somente no primeiro semestre deste ano, mais de meio milhão de vans foram vendidas na China. A EM90 chegará às concessionárias do país asiático no começo do próximo ano, com preço de 818 mil yuans ou US$ 115 mil ou ainda R$ 562 mil.
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Praticamente idêntica à Zeekr 009, van produzida por uma sub-marca da Geely, a EM90 se diferencia de sua “irmã” e se identifica com a Volvo pelos faróis com o desenho do “Martelo de Thor” e pelas sinaleiras ao estilo lançado pelo SUV XC60 – o carro mais vendido da fabricante sueca no mundo inteiro – e que se espalhou por toda a linha de SUVs da montadora. Porém, ao contrário das luzes traseiras do XC60, que se esgueiram pelas colunas “C” e por parte da tampa do porta-malas, na EM90, elas têm as linhas retas, divididas em quatro segmentos estanques – dois horizontais e dois verticais. Com 5,21 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,86 metro de altura e “intermináveis” 3,21 metros de distância de entre-eixos, a EM90 tem disposição interna de lugares 2:2:2. O motorista e todos os ocupantes se instalam não em bancos, mas em legítimas poltronas, com muito conforto, mesinhas retráteis acondicionadas no descansa-braço da direita, tipo as de avião comercial, e uma tela de multimídia de LCD de 15 polegadas instalada no teto localizadas atrás dos bancos dianteiros, exclusiva para o pessoal da segunda e da terceira fileira. Já o motorista e o passageiro da frente têm o sistema de multimídia “normal”, com tela de 10 polegadas. A multimídia tem sistema Android nativo por meio de Inteligência Artificial, comandado na tela “touschscreen” ou pela voz do condutor, enquanto o painel da EM90 tem o estilo “limpo” típico escandinavo.
“Com a EM90, estamos levando a herança e a liderança da Volvo Cars em segurança para o novo segmento de MPV elétricos. Isso nos permite atender a novas demandas de mercado que não explorávamos antes. Após a revelação do SUV elétrico pequeno EX30 no início deste ano, a EM90 representa a segunda expansão do nosso portfólio de modelos. Tanto o EX30 quanto a EM90 nos ajudarão a alcançar novos públicos, cobrir mais o mercado automotivo global e obter volumes mais lucrativos. A EM90 também reforça o nosso compromisso de sermos uma fabricante de automóveis totalmente elétricos até 2030. Nos próximos anos, lançaremos uma família inteira totalmente elétrica”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. Embora o segmento de MPV (Multi Purpose Vehicle, ou veículo multiuso) seja novo para a Volvo, o conceito de versatilidade já foi explorado pela marca com o Duett, de 1953, desenvolvido especificamente como um carro versátil e espaçoso, muito tempo antes de o segmento MPV ser criado formalmente.
A EM90 tem um motor acoplado ao eixo traseiro com 272 cavalos de potência e 34,9 kgfm de torque, com bateria de 116 kWh e autonomia de até 720 quilômetros pelo ciclo WLTP – pelo equivalente chinês do instituto de aferição, é de 738 quilômetros. Segundo a Volvo, a van acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. Em estações de carregamento rápido, pode ser recuperada até 80% da capacidade da bateria em meia hora. A Volvo não confirmou se a EM90 terá uma versão equipada com o trem de força bimotor de última geração da Zeekr 009, que dobraria a potência da van da marca sueca. Por enquanto, as prioridades para a EM90 são a opulência e o requinte de rolamento, sendo equipada com tecnologia de isolamento acústico e cancelamento de ruído de estrada, juntamente com suspensão pneumática de câmara dupla e o que a Volvo chama de “pneus silenciosos”.
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