A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 27 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Novo elétrico da BYD bate 472 km/h e vira o mais rápido do mundo

Antigo recordista era o Rimac Nevera R, que alcançou 431,45 km/h em julho deste ano

Hebert Dabanovich

27/08/2025 às 16:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 Yangwang U9 da BYD se tornou o carro elétrico mais rápido do mundo ao atingir 472,41 km/h

Yangwang U9 da BYD se tornou o carro elétrico mais rápido do mundo ao atingir 472,41 km/h | Divulgação

O Yangwang U9 da BYD se tornou o carro elétrico mais rápido do mundo ao atingir 472,41 km/h, estabelecendo um novo recorde de velocidade.

Continua depois da publicidade

O teste foi realizado na pista de Papenburg, na Alemanha, com um exemplar configurado na versão Track Edition.

Quem pilotou foi o alemão Marc Basseng, que também conduziu o antigo recordista Rimac Nevera R, que atingiu 431,45 km/h em julho deste ano.

A versão Track Edition se mostrou mais rápida do que o Yangwang U9 padrão, que registrou 391,94 km/h em novembro de 2024.

Continua depois da publicidade

“No ano passado, pensei que tinha atingido o auge. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, disse o piloto.

Desenvolvido pela divisão de superesportivos premium Yangwang, o U9 Track Edition utiliza a plataforma e4 e mantém a arquitetura DiSus-X do U9.

A principal diferença em relação às outras versões é a plataforma veicular de 1.200 V, considerada a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial. O sistema inclui gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.

Continua depois da publicidade

A plataforma e4 abriga o primeiro sistema do mundo com quatro motores elétricos de 30.000 rpm cada, entregando 755 cv por motor.

A potência combinada supera 3.000 cv, resultando em uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, segundo a BYD.

Conheça o U9

O veículo também conta com vetorização de torque independente, que ajusta continuamente a força em cada roda com mais de 100 ajustes por segundo.

Continua depois da publicidade

O sistema mantém o controle da dirigibilidade mesmo em altas velocidades, prevenindo deslizamentos ou perda de tração.

Além dos avanços tecnológicos, o design da Track Edition mantém as linhas do Yangwang U9 convencional, com a adição do difusor dianteiro em fibra de carbono.

A asa traseira em formato de pescoço de cisne foi retirada. Os pneus são de alto desempenho, com banda de rodagem exclusiva e acabamento texturizado para melhorar o contato com o solo.

Continua depois da publicidade

O U9 é equipado com faróis afilados em forma de colchetes [ ], cada um com 66 lâmpadas de LED. As luzes criam um efeito dinâmico a cada destravamento do carro.

Os quatro motores permitem que o veículo tenha tração integral e independente, possibilitando movimentos como giro sobre o próprio eixo.

O sistema de controle de carroceria DiSus-X também permite pequenos saltos do carro, aproveitando a força aplicada independentemente em cada roda.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo que mostra o desempenho do Yangwang U9 na pista:

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados