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Cada marcação lateral revela informações essenciais sobre desempenho e resistência | Divulgação
Os números estampados na lateral externa de um pneu indicam a medida e as características de segurança. Na marcação “205/55 R 16 91V”, o “205” é a largura da banda de rodagem em milímetros, o “55” é a altura do perfil (equivalente a 55% da largura), o “16” é o diâmetro do aro em polegadas, o “91” é o índice de carga máxima que o pneu suporta e o “V” é o índice de velocidade máxima para o pneu. Especificando:
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Largura: é a distância em milímetros entre os flancos (paredes laterais).
Perfil: o número representa a altura da parede lateral em porcentagem da largura do pneu. No exemplo: 55% de 205 milímetros.
R, construção radial: indica que o pneu tem uma construção interna de cabos dispostos radialmente (a mais comum).
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16, diâmetro do aro: é o diâmetro em polegadas da roda onde o pneu deve ser montado.
91, índice de carga: é um código numérico que representa a carga máxima que o pneu pode suportar. Para saber o valor exato em quilogramas, é preciso consultar uma tabela de índice de carga.
V, índice de velocidade: é uma letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar com segurança.
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No exemplo, o “V” corresponde a 240 km/h. Já o “T” equivale a 190 km/h, o “U”, a 200 km/h, o “H”, a 210 km/h, o “W”, a 270 km/h, o “Y”, a 300 km/h e o “Z”, acima de 240 km/h, este, geralmente, para pneus de alto desempenho, englobando as categorias “W” e “Y”.
Calibrar os pneus do carro é essencial, mas muitos esquecem ou erram na pressão. Valores genéricos como “28 ou 30” não servem; cada carro tem sua medida específica para eixos dianteiro e traseiro. Este descuido custa caro e afeta sua segurança.
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