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Automotor

Novo Renault Boreal chega com estilo de luxo e tecnologia inesperada

Já a venda, o carro vem em três versões: Evolution, Techno e Iconic

Daniel Dias

16/11/2025 às 14:00

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Boreal é montado sobre a Renault Group Modular Platform (RGMP), modular e flexível, que pode ser utilizada em vários tipos de veículos

Boreal é montado sobre a Renault Group Modular Platform (RGMP), modular e flexível, que pode ser utilizada em vários tipos de veículos | Rodolfo Bührer/Divulgação Renault

A Renault acaba de apresentar o SUV médio Boreal, a maior aposta da marca francesa para este ano no Brasil e parte essencial do plano estratégico “International Game Plan 2024-2027”.

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Com 4,55 metros de comprimento, 2,08 metros de largura (com retrovisores), 1,65 metro de altura (com a barra de teto) e 2,70 metros de entre-eixos. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Com 4,55 metros de comprimento, 2,08 metros de largura (com retrovisores), 1,65 metro de altura (com a barra de teto) e 2,70 metros de entre-eixos. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Boreal é equipado com o motor 1.3 turbo TCe com 163 cavalos de potência abastecido com etanol e 27,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Boreal é equipado com o motor 1.3 turbo TCe com 163 cavalos de potência abastecido com etanol e 27,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Concebido a partir do zero, o Boreal tem como "cartão de visita" um design arrebatador ao primeiro olhar. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Concebido a partir do zero, o Boreal tem como "cartão de visita" um design arrebatador ao primeiro olhar. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Cockpit do Boreal "top" de linha tem tela de instrumentos digital de 10 polegadas. Ao lado, tem outra tela de 10 polegadas, da central multimídia, formando um layout único. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Cockpit do Boreal "top" de linha tem tela de instrumentos digital de 10 polegadas. Ao lado, tem outra tela de 10 polegadas, da central multimídia, formando um layout único. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Na versão Evolution, os principais itens de série incluem rodas de liga leve de 18 polegadas com design mountain cinza. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Na versão Evolution, os principais itens de série incluem rodas de liga leve de 18 polegadas com design mountain cinza. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Interior foi desenvolvido para oferecer uma experiência conectada. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault
Interior foi desenvolvido para oferecer uma experiência conectada. Foto: Rodolfo Bührer/Divulgação Renault

Já à venda, o Boreal vem em três versões: Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990). É o primeiro veículo da Renault no País com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.

Com 4,55 metros de comprimento, 2,08 metros de largura (com retrovisores), 1,65 metro de altura (com a barra de teto) e 2,70 metros de entre-eixos, o Boreal é equipado com motor 1.3 turbo TCe, que entrega 163 cavalos de potência quando abastecido com etanol, e torque de 27,5 kgfm.

Disponível tanto com gasolina quanto com etanol, sempre associado ao câmbio automático EDC (Efficiente Dual Clutch) de dupla embreagem e seis marchas, com opção de trocas sequenciais em “paddles shifters” localizados atrás do volante.

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O Boreal é montado sobre a Renault Group Modular Platform (RGMP), modular e flexível, que pode ser utilizada em vários tipos de veículos e com múltiplas motorizações.

A base permite o desenvolvimento e a produção de carros com até cinco metros de comprimento, entre-eixos variando de 2,6 a três metros e três medidas para a seção traseira.

A RGMP habilita ainda a aplicação de avançadas tecnologias, como sistemas de assistência ao condutor - o Boreal tem nada menos de 24 dispositivos ADAS -, componentes e estrutura de segurança passiva e eficiência na gestão energética.

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Concebido a partir do zero, o Boreal tem como “cartão de visita” um design arrebatador ao primeiro olhar, por dentro e por fora. Com o Boreal, a Renault reafirma sua ambição de se tornar uma marca de referência no segmento de SUVs médios.

“O Boreal foi pensado para satisfazer as expectativas específicas de seus principais mercados, nos quais o estilo externo é um fator de diferenciação na decisão de compra, expressando solidez, valor percebido, tecnologia embarcada e status social”, afirma Daniel Nozaki, diretor do Centro de Design da Renault América Latina.

Design e tecnologia

O visual da carroceria do novo SUV da Renault se insere em uma clara visão de estilo, oferecendo um carro imponente, moderno e escultural, pensado para o público familiar.

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Para isso, o Boreal adota a nova identidade de design da Renault, tendo como base elementos fluidos na carroceria, curvas generosas e linhas equilibradas.

O interior foi desenvolvido para oferecer uma experiência conectada. O cockpit do Boreal “top” de linha tem tela de instrumentos digital de 10 polegadas.

Ao lado, há outra tela de 10 polegadas, da central multimídia, formando um layout único. A alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifuncional é sóbrio e elegante, com botões metálicos retroiluminados.

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Na versão Evolution, os principais itens de série incluem rodas de liga leve de 18 polegadas com design mountain cinza, faróis full-leds, lanternas com luzes de direção dinâmicas, ar-condicionado automático e digital dual zone com saída para o banco de trás, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, quatro portas USB tipo C (duas na frente e duas atrás), freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia OpenR de 10 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Traz ainda seis airbags, limitador de velocidade, controle de velocidade adaptativo inteligente (ACC), assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de distância segura, frenagem automática de emergência frontal e em curvas, sensor de fadiga, alerta e assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de velocidade.

A Techno acrescenta rodas com design mountain em preto, barras de teto longitudinais, antena tipo shark, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, multimídia OpenR com Google built-in, My Renault app, e o sistema Multi-Sense, com comando rotatório e cinco modos de condução: “Eco”, “Sport”, “Comfort”, “Perso” (personalizável) e “Smart”.

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Já a Iconic complementa com rodas de liga leve de 19 polegadas com design “river” diamantado, teto solar panorâmico elétrico, capota biton preta, bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, massagem e memória para o do motorista, sistema de som premium Harman Kardon, tampa do porta-malas com função Hands-Free, farol alto inteligente, câmera 360 graus com visão 3D e assistentes de estacionamento e de parada de emergência.

Experiência a bordo

O Boreal eleva a experiência conectada a um novo patamar. Com tecnologia interativa e interface Google nativa, o novo SUV médio da Renault transforma a cabine em uma extensão digital do dia a dia.

É o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services, trazendo Google Maps, Google Assistant e Google Play, com as informações do carro mostradas em dois displays de tirar o fôlego.

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O Boreal conta ainda com atualizações FOTA (à distância sem fio) para o sistema de infoentretenimento e dispositivos de assistência ao motorista, cluster e conectividade, abrindo caminho para manutenção inteligente, com alertas, monitoramento do estado do veículo e recomendações de revisõesm, por meio da interface do My Renault.

O Boreal faz parte do “Human First Program”, que se concentra em proteger todos os usuários – do próprio carro e fora dele, como pedestres e ciclistas – com base em uma abordagem centrada nas pessoas.

A parte superior do painel tem toque suave graças a revestimentos que aumentam a sensação de conforto e refinamento. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que “brincam” com os reflexos da iluminação ambiente.

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Na versão Iconic, a avaliada no test-drive, os bancos são revestidos na cor Azul Mercure, conferindo um toque a mais de exclusividade e sofisticação. O Boreal privilegia o conforto de todos os ocupantes, com cabine muito confortável.

Nichos de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por todo o habitáculo, com porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB tipo C na frente e carregador por indução. O Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual zone com saídas para o pessoal de trás.

Impressões ao dirigir

O teste-drive do Renault Boreal foi feito a bordo da topo de linha Iconic, com percurso de ida e volta entre Guarulhos e a turística e encantadora Campos do Jordão, com mais de 500 quilômetros de chão cumpridos em dois dias de avaliações.

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Nesse período, foi possível observar o novo SUV médio da Renault em vários tipos de pisos, da sempre bem cuidada Rodovia Ayrton Senna, com longas retas, à subida para Campos do Jordão, com curvas de raios de todos os tipos.

Nesse cenário, o Boreal esteve sempre “no chão”, sem assustar o motorista, mesmo com o pé apertando mais fundo o pedal da direita.

O bem calibrado motor turbo TCe 1.3 de quatro cilindros desenvolve até 163 cavalos de potência a 5.250 rpm abastecido com etanol e 27,5 kgfm de torque a 1.750 giros, acoplado à transmissão automática EDC de 6 marchas e dupla embreagem.

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Assim, enquanto uma marcha está engatada, a seguinte já fica de prontidão, favorecendo o conforto e a reatividade ao volante.

Com a opção de trocas sequenciais feitas em “borboletas” no volante, a coisa fica mais divertida, mas nem é necessário, pois a transmissão no modo automático dá até mais tempo para o motorista aproveitar outras qualidades do Boreal e, ao mesmo tempo, ajudar a colocar por terra a velha história de que o brasileiro gosta mesmo é de câmbio manual.

Essa é uma legítima “lenda urbana”, espalhada - bem provavelmente - por quem não conhece de fato as vantagens de uma transmissão automática.

Com comportamento dinâmico admirável, o Boreal chama a atenção também pelos 24 sistemas avançados ADAS, que não se mostraram invasivos em nenhuma parte do longo percurso.

Todos são importantes e cumprem bem seu papel, mas os dispositivos ADAS mais significativos do Boreal são o Active Driver Assist, combinando o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go à centralização de faixa e conferindo ao carro uma condução semiautônoma de nível 2, o alerta de tráfego cruzado traseiro e os assistentes de estacionamento semiautomáticos, de parada de emergência, de partida em rampa, de permanência em faixa em tráfego contrário, de manutenção em faixa com intervenção para ponto cego e de permanência na faixa de rolagem.

Acrescentam-se a câmera de 360 graus com visão aérea virtual, uma bela “brincadeira” de ser acompanhada na tela de multimídia nas manobras, o farol alto inteligente, a frenagem automática de emergência frontal e em curvas, o limitador de velocidade e os sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e de fadiga do motorista.

O Boreal nasceu para desbravar um novo rumo para a Renault. Porém, tem mais: após dois dias a bordo da variante topo de linha Iconic, o motorista percebe que o carro extrapola sua missão inicial, com capricho da marca francesa aos detalhes de acabamento, conectividade, prazer em dirigir e segurança, com o adendo de atrair os olhares por onde passa.

Ficha técnica

Renault Boreal Iconic

  • Motor: turbo, 1.333 cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta central (GDI), bicombustível (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida, taxa de compressão 10.5:1
  • Potência: 163 cv a 5.250 rpm (etanol), 156 cv a 5 mil rpm (gasolina)
  • Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm (etanol), 27,5 kgfm a 2 mil rpm (gasolina)
  • Câmbio: automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida de 6 velocidades com opção de trocas via aletas (“paddles shifters”) no volante
  • Tração: dianteira
  • Aceleração de zero a 100 km/h: 9,5s (etanol), 9,8s (gasolina)
  • Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
  • Direção: assistência elétrica
  • Carroceria: monobloco, SUV tamanho médio, cinco lugares, quatro portas
  • Dimensões: 4,55 metros de comprimento, 2,08 metros (c/retrovisores), 1,84 metro (s/retrovisores), 1,64 metro (s/barra), 1,65 metro (c/barra), 2,70 metros de entre-eixos
  • Altura livre em relação ao solo: 21,3 cm
  • Ângulo de entrada: 22,2 graus
  • Ângulo de saída: 26,6 graus
  • Sistema de freio: discos ventilados na frente (296 mm) e atrás (280 mm), sistema antitravamento (ABS)
  • Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora, braços oscilantes inferiores, traseira, eixo de torção, barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais
  • Rodas e pneus: liga leve de 19 polegadas, 205/55 R19
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Consumo (Inmetro): 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (gasolina), 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada (etanol)
  • Peso em ordem de marcha: 1.438
  • Preço: R$ 214.990

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