Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O futuro da direção está na condução com apenas um pedal | Imagem gerada por IA
Já imaginou poder controlar a velocidade do seu carro enquanto recarrega a bateria do veículo, enquanto faz um movimento simples de levantar o pé? Esse é um segredo – não tão secreto assim – que os veículos híbridos e elétricos guardam.
Continua depois da publicidade
Está no imaginário de todos que a única função do pedal do acelerador funciona apenas para acelerar o veículo. Entretanto, em carros elétricos, ela faz muito mais do que essa única função.
Quando você solta o pedal, um pedal de controle é acionado, desacelerando o carro sem que precise utilizar o freio. Não se trata de um freio motor comum, como o encontrado em motores tradicionais a gasolina ou diesel.
Ao invés disso, esse sistema captura a energia, que é normalmente perdida na desaceleração, e a converte em eletricidade, recarregando a bateria do veículo.
Continua depois da publicidade
Usuários de carros elétricos relatam sua primeira experiência usufruindo desse sistema. Eles contam que, de início, parece estranho e contraintuitivo – quase como se o carro ganhasse vida própria.
Mas, em pouco tempo, a prática se tornou “viciante”, o estresse no trânsito diminuiu e a desaceleração suave tornou o trânsito lento e para-arranca muito mais administrável.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender como um carro elétrico funciona.
Continua depois da publicidade
O carro elétrico funciona utilizando a eletricidade como forma de combustível. Isso é viabilizado por meio de uma bateria recarregável, que armazena a energia. Um inversor converte a corrente elétrica contínua em alternada, levada ao motor de indução.
Uma das maiores vantagens de dirigir com apenas um pedal é a regeneração da bateria do veículo – que nada mais é do que o processo em que a energia cinética da desaceleração e travagem de um carro elétrico é convertida em energia elétrica e usada para recarregar a bateria, em vez de ser dissipada como calor.
Embora você ainda precise conectar o carro à tomada regularmente, esse recurso aumenta sua autonomia, recuperando energia que, de outra forma, seria desperdiçada.
Continua depois da publicidade
Além da eficiência, o sistema reduz o desgaste dos freios, uma vez que você usa menos o pedal do freio; as pastilhas e o disco de freio duram mais. Assim, você economiza com manutenção.
Outra vantagem é que a resposta do carro ao levantar o pé torna a parada intuitiva e segura. Isso significa menos fadiga durante viagens longas ou trânsito intenso, facilitando a atenção e o conforto.
É importante ressaltar que dirigir apenas com um pedal não dispensa completamente o uso do freio tradicional. Paradas de emergência, aclives acentuados ou manobras difíceis exigem o uso do pedal de frenagem.
Continua depois da publicidade
Mas, em deslocamentos diários e direção casual dentro da cidade, é uma maneira prática e eficiente de operar seu veículo.
Dirigir um veículo elétrico, usufruindo desse sistema, muda seu foco no trânsito. Você se torna mais consciente do ambiente ao seu redor — antecipando paradas, calculando distâncias e usando declives a seu favor. Isso ajuda a conservar energia e promove um estilo de direção mais suave e ecológico.
Esse novo sistema pode parecer uma conveniência simples, mas o impacto tecnológico é enorme. Além de prolongar a vida útil dos componentes do seu veículo e economizar energia, ela nos incentiva a adotar hábitos de direção mais ecológicos.
Continua depois da publicidade
É um empurrãozinho sutil, porém poderoso, em direção a um futuro mais sustentável, sem a necessidade de dispositivos complicados ou habilidades extras. Basta levantar o pé suavemente e pronto.
Se você dirige um carro elétrico ou híbrido e ainda não experimentou esse recurso, agora é a hora. Ele pode transformar sua experiência diária de direção e ajudar você a aproveitar ao máximo sua bateria.
E se você está pensando em trocar para um veículo mais ecológico, este pequeno truque pode tornar essa transição mais fácil e ainda mais agradável.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade