Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Papa Francisco havia pedido antes de morrer que o papamóvel fosse doado à Gaza | Divulgação
O Papa Francisco doou o papamóvel à região da Faixa de Gaza, em maio deste ano, com a intenção de transformá-lo em ambulância para atendimento a refugiados. No entanto, o exército de Israel impediu a entrada do veículo no território.
Continua depois da publicidade
Desde então, não há informações sobre a localização do papamóvel. Com o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, há expectativa de que o veículo volte a aparecer.
Segundo a Santa Sé, o Papa Francisco pediu, antes de morrer, que o papamóvel fosse doado à Gaza. O pontífice morreu em abril de 2025.
A entidade humanitária da Igreja Católica, Caritas Internacional, foi responsável pela entrega do veículo. Segundo o porta-voz da Caritas de Jerusalém, o carro foi impedido de entrar em Gaza em junho.
Continua depois da publicidade
“Ainda estamos trabalhando em coordenação com agências governamentais para garantir que o papamóvel entre em Gaza. Mas as fronteiras permanecem fechadas e, na minha opinião, isso não mudará um futuro próximo”, disse Harout Bedrossian, porta-voz da Caritas, à Catholic News Agency.
Segundo informações do UOL, o papamóvel era uma picape Mitsubishi L200 que, após ser transformada em ambulância, passou a incluir um kit com testes rápidos de infecção, instrumentos de diagnóstico, kits de sutura, oxigênio, refrigerador e vacinas.
O veículo foi utilizado pelo pontífice em 2014, quando o Papa Francisco visitou Belém, região palestina da Cisjordânia.
Novo papamóvel
Continua depois da publicidade
O Vaticano revelou o novo veículo oficial do Papa Leão XIV (14), o sucessor de Francisco e atual líder da Igreja Católica.
Esta é uma mudança significativa em relação aos modelos usados por papas anteriores, marcando uma nova era na história do papamóvel.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade