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KTM 390 Duke ABS e a Kawasaki Z400 | FOTOS Fabiano Godoy
No Japão e na Europa, as motos até 400 cilindradas são a bola da vez. No Brasil, essa tendência vem ganhando força. É o caso da KTM 390 Duke ABS e da Kawasaki Z400. Tanto o modelo da marca austríaca quanto o da japonesa apresentam aspectos construtivos e tecnológicos que são herdados de suas "irmãs mais velhas" - os modelos maiores das duas fabricantes.
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Com preço sugerido de R$ 25.990, a 390 Duke vem com motor de um cilindro, 373,2 cm³, 44 cavalos de potência máxima e entrega quase instantânea. De janeiro a julho, já foram vendidas 68 unidades. Já a representante japonesa é bem mais "popular" - foram comercializadas 634 nos sete meses de 2020. A Kawa Z400, que parte de R$ 25.490, usa motor de dois cilindros paralelos de 399 cm³, com 48 cavalos de potência máxima.
Na KTM 390 Duke ABS, os destaques são a iluminação de led, a suspensão invertida derivada das motos de competição, o sistema de freios com disco dianteiro de 320 milímetros e ABS e o painel TFT colorido com múltiplas informações - é possível conectar o smartphone via Bluetooth e, com o software KTM My Ride, dá para visualizar chamadas telefônicas e controlar o áudio. O acelerador é eletrônico Ride by Wire, os manetes têm regulagem de altura, o tanque de combustível tem 13 litros, o quadro é em treliça, os assentos têm dois níveis, as rodas são de liga leve e os pneus têm perfil esportivo.
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Já na Kawasaki Z400, os faróis são em led, o disco dianteiro semiflutuante tem 310 milímetros e sistema de freios ABS. O ângulo de inclinação mais acentuado do caster contribui para maior agilidade, o guidão é mais elevado e o painel é o mesmo da Z650. Conta com tacômetro digital que simula um conta-giros analógico, além de ter indicador de marchas ao centro e tela de LCD multifuncional na parte inferior. A embreagem assistida é deslizante e oferece trocas de marchas mais suaves e precisas. O tanque com capacidade para 14 litros, o quadro de treliça é semelhante ao da Ninja H2, a suspensão traseira tem cinco ajustes de pré-carga e as rodas de liga leve são de cinco pontas, calçadas com pneus de perfil esportivo.
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