Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Veículos terão arquitetura flexível, permitindo motor de combustão interna ou sistema híbrido | Divulgação-GM-Hyundai/Arte/Gazeta de S.Paulo
A GM e a Hyundai anunciaram planos para desenvolver cinco veículos em parceria, incluindo quatro destinados às regiões Central e do Sul das Américas, além de uma van comercial elétrica para a América do Norte.
Continua depois da publicidade
Entre os quatro modelos para os mercados da América Central e do Sul estão um SUV, um sedã, uma picape compacta e uma picape média.
Todos os veículos terão arquitetura flexível, permitindo motor de combustão interna ou sistema híbrido.
A GM será responsável pelo desenvolvimento da picape média, enquanto a Hyundai ficará com os veículos compactos e a van elétrica.
Continua depois da publicidade
As duas empresas utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será específico de cada marca.
O trabalho de design e engenharia para os veículos da América Central e do Sul está previsto para começar em breve, com lançamento programado para 2028. A van comercial elétrica também terá início de produção em 2028, nos Estados Unidos.
As companhias estimam que as vendas dos veículos desenvolvidos em conjunto ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
Continua depois da publicidade
Além do desenvolvimento conjunto, GM e Hyundai planejam iniciativas de compras e logística, incluindo materiais, transporte e componentes, e explorarão o uso de aço com baixa emissão de carbono.
O acordo inicial foi assinado em setembro de 2024 e está sujeito as aprovações regulatórias nas regiões envolvidas.
As empresas também avaliam novas oportunidades de desenvolvimento conjunto e potenciais colaborações em motores a combustão, híbridos, veículos elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio.
Continua depois da publicidade
Segundo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM, os veículos estão focados nos principais segmentos de mercado da América Central e do Sul e no segmento comercial da América do Norte.
José Muñoz, presidente da Hyundai Motor Company, destacou que a escala combinada das duas marcas permitirá atender às demandas dos consumidores nos mercados em questão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade